Confira as mudanças que empresas planejam fazer em benefícios neste ano

Pesquisa da Mercer apontou que elas estão redesenhando programas de saúde, visando otimizar custos

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Diante da crise, um terço das empresas modificou ou planeja mudar o atual pacote de benefícios oferecidos aos executivos, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria de recursos humanos Mercer.

“Pela legislação brasileira, a empresa não pode registrar redução de salário. Nos benefícios, é mais difícil ainda. Ela não vai chegar para o funcionário e dizer: ´você não tem mais isso`. Então, elas remodelam”, explicou o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Mercer, Marcelo Ferrari.

De acordo com ele, a crise se alastrou de maneira rápida e muitas empresas tiveram problemas de caixa, o que as forçou a repensar pacotes de benefícios e de incentivos de curto prazo.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Benefícios: mudanças

Dentre as principais mudanças analisadas pela pesquisa, estava manter o pacote atual de beneficios, mas com aumento da participação de executivos no custo do programa. Além disso, algumas empresas redesenharam programas de saúde, visando à otimização de custos.

Outras reduziram as despesas em relação à política de automóvel, incluindo extensão do período de troca e limites mais restritos para reembolso de despesas (combustível, manutenção).

A pesquisa ainda identificou que algumas empresas estão promovendo a melhoria da comunicação dos programas aos executivos e empregados em geral, visando maior valorização dos benefícios e otimização de seu uso.

Continua depois da publicidade

Curto prazo: novas avaliações

Em relação aos benefícios de curto prazo, identificou-se que 45% das empresas pagarão valores próximos ao target este ano, referentes aos resultados do ano passado. Já para 2010, essa proporção cai para 40%, sobre os resultados deste ano.

Confira abaixo quais as mudanças as empresas promoveram ou pretendem promover em relação ao programa de benefícios de curto prazo: