Confira as melhores oportunidades de negócios para 2020

Pesquisa aponta que o setor de Serviços apresentará um maior potencial de bons negócios, como na área de Saúde

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Pesquisa realizada pelo Programa de Estudos do Futuro, da FIA (Fundação Instituto de Administração), mostrou quais são as melhores oportunidades de negócios para empreendedores até 2020 no Brasil.

O levantamento foi realizado em duas etapas, sendo que, na primeira, 92 especialistas no assunto foram entrevistados, enquanto, na segunda, o número subiu para 112.

Os resultados revelaram que os negócios potenciais estarão no setor de Serviços, em segmentos como Saúde e Qualidade de Vida, Turismo e Lazer, Alimentação, Serviços para a Terceira Idade e Consultorias especializadas em áreas como sustentabilidade, desenvolvimento de carreira, pessoal e de planejamento financeiro.

Aumento do empreendedorismo

Aprenda a investir na bolsa

De acordo com a pesquisa, a expectativa é de aumento da atividade empreendedora no Brasil, medida pela Taxa de Atividade Empreendedora (TAE). Entre 2001 e 2007, ela representava 12,8% da população economicamente ativa, mas poderá alcançar 17%.

Para 54% dos entrevistados, as relações de trabalho sofrerão alterações significativas, como a queda do trabalho formal, o que justifica o aumento do empreendedorismo. Novas formas de venda das habilidades individuais surgirão e estarão cada vez mais direcionadas às formas autônomas.

Confira abaixo as justificativas apontadas na pesquisa para o aumento do empreendedorismo no Brasil:

  • Melhoria da Educação e Ênfase na Formação de Empreendedores: a melhora da educação e dos índices sociais resultará em uma tendência de aumento da atividade empreendedora no Brasil. Até 2020, haverá um número maior de profissionais com Ensino Superior no Brasil. Empresas, universidades e cursos de MBA (Master Business Administration) enfatizam a necessidade de empreender, preparando profissionais e aguçando os talentos;
  • Motivações pessoais: uma série de motivações relacionadas diretamente aos indivíduos foi apontada na pesquisa, dentre elas: busca por satisfação pessoal e independência, aumento da renda familiar e procura por alternativa de trabalho após a aposentadoria.