no trabalho

Confira 6 maneiras de influenciar pessoas

Confira algumas dicas que vão ajudá-lo a influenciar as pessoas de maneira positiva

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Embora seja reconhecido como um conceito negativo, influenciar pessoas também pode ter um lado benéfico. Se você souber utilizar o recurso da maneira correta pode oferecer melhores oportunidades, tanto na vida pessoal quanto na profissional, além de facilitar o relacionamento entre você e os demais. Contudo, é importante ser cuidadoso: você não quer se tornar manipulador.

Confira algumas dicas que vão ajudá-lo a influenciar as pessoas de maneira positiva:

1. Reciprocidade. É o princípio que sugere que as pessoas devolvem para você o tipo de tratamento que eles recebem. Se você toma a iniciativa e oferece algo de valor ou uma atitude positiva, tudo vai voltar para você. Portanto, se você gostaria de começar algo a partir de uma situação, dê o primeiro passo. Isso vai aumentar a probabilidade de receber de volta uma ação positiva.

Aprenda a investir na bolsa

2. Consistência. As pessoas sentirão desejo de cumprir seu pedido se elas percebem que é algo consistente. O segredo é pedir que as pessoas afirmem suas prioridades, compromissos e características que considerem importantes. A regra para a consistência é que as pessoas serão incapazes de negar algo que eles já valorizam.

3. Prova social. As pessoas estarão mais propensas a concordar com o seu pedido se você provar a elas que pessoas semelhantes também têm relação com aquilo. Ao saber que mais pessoas participam daquilo, as pessoas que você quer influenciar se sentirão mais propensas a participar das mesmas ações.

4. Identificação. Não é surpresa que as pessoas sentem mais facilidade em concordar com pedidos feitos por pessoas com quem elas se identificam. Uma maneira simples de fazer as coisas acontecerem da maneira como você espera é encontrando semelhanças genuínas entre você e a pessoa que você quer influenciar.

5. Autoridade. Autoridade, nesse caso, refere-se à tendência das pessoas de persuadirem as outras com conhecimento e credibilidade sobre um tema. Por isso, antes de tentar ordenar as pessoas a fazerem o que você quer, uma boa alternativa é mostrar o quanto você conhece sobre aquele assunto. Deixe claro que você sabe sobre o que está falando.

6. Escassez. As pessoas tentarão aproveitar as oportunidades oferecidas por você na medida em que elas sejam raras ou escassas. Quanto mais exclusivas forem as oportunidades oferecidas por você, mais as pessoas se sentirão tentadas a alcançar aquilo que você pede.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.

PUBLICIDADE