Começando bem

Confira 6 dicas para conseguir um emprego em 2013

Com o fim da faculdade e 2013 chegando, todos terão que enfrentar o mercado de trabalho. Veja dicas para se sair bem nessa etapa

arrow_forwardMais sobre
businessmen on start line of running track, low angle view, side view

SÃO PAULO – O estágio é um ótimo período de aprendizagem e desenvolvimento profissional. Porém, não são todos os estudantes que conseguem passar por essa fase da carreira. Muitos deles cursam duas graduações ao mesmo tempo ou, em alguns casos, o curso de graduação é em período integral. Com o fim da faculdade e 2013 chegando, todos terão que enfrentar o mercado de trabalho.

Se você deseja encontrar um emprego logo após o fim da sua faculdade, confira as 6 dicas que podem auxiliar no processo de procura:

1. Não espere até a formatura para iniciar a sua busca de emprego: parece óbvio, mas este é um erro muito comum entre os universitários. Você pode estar lotado de trabalho e atividades para realizar, mas isso não significa que o seu emprego está garantido. Se você deseja trabalhar, começa a sua busca antes que a faculdade termine. Lembre-se: a procura faz parte de um longo processo que exige muita paciência.

PUBLICIDADE

2. Mostre suas habilidades: um bom currículo pode dizer muito, mas se você não tem muita experiência ainda fica difícil avaliar. Para mostrar as suas qualidades aos recrutadores na prática, você pode começar um blog, criar um site ou até fazer um vídeo para revelar os seus talentos específicos. Listar habilidades fortes no seu currículo não é tão eficaz como mostrar com exemplos específicos de trabalho.

3. Seja um estagiário pró-ativo: só porque você não está com as maiores responsabilidades da empresa, não significa que você deve ser uma pessoa passiva na empresa. Pergunte sobre as tarefas mais difíceis e ofereça as suas ideias. A pro-atividade é uma qualidade importante. É a partir dela que os chefes conseguem avaliar o seu nível de comprometimento e desejo de contratação.

4. Procure boas vagas: só porque você não cumpre com todos os requisitos da vaga não significa que você é incapaz. Se você não arriscar nunca saberá se você pode ocupar ou não algum cargo. Por isso, se você acha que alguma vaga tem o seu perfil não tenha medo de enviar o seu currículo. Confie no seu potencial.

5. Networking: não cometa o erro de pensar que a rede termina no computador. A faculdade é um ótimo lugar para ampliar a sua rede de contatos. Na busca por um trabalho não há espaço para a timidez. Use todas as ferramentas de rede disponíveis. Desde redes sociais até cartas de recomendação dos seus professores.

6. Seja um sonhador realista: não espere que o trabalho perfeito pouse em seu colo. Antes de chegar ao seu trabalho perfeito você terá que trabalhar em algumas áreas que talvez você não goste. Aproveite ao máximo todas as lições dos seus primeiros empregos para que você consiga se tornar um excelente profissional.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.