vida profissional

Confira 6 dicas para anunciar a saída do emprego

Está prestes a deixar seu emprego? Sair da maneira correta pode ajudá-lo na vida profissional; veja como fazer isso

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Não é preciso ser um especialista em carreira para saber que sair do emprego com uma imagem negativa pode representar sérios riscos para o seu network e, em consequência, para a sua vida profissional. Por isso, manter bons relacionamentos apesar da saída é a única opção. E a maneira como você anuncia sua saída é o primeiro passo para manter as coisas positivas. Quer fazer isso? Confira dicas que vão ajudá-lo:

1. Marque uma reunião com seus superiores. Surpreender seus superiores com o anúncio vai fazer com que você comece o processo com o pé esquerdo. Em vez disso, agende uma reunião com o seu superior direto e diga que você vai deixar a empresa. Certifique-se de que essa será uma conversa civilizada, sem acusações e afirmações desnecessárias.

2. Mostre gratidão. Para manter bons relacionamentos mesmo ao deixar o trabalho, mostre gratidão pela oportunidade que você recebeu. Valorize sua experiência na empresa, mostre que você cresceu como profissional enquanto ajudava a empresa a alcançar suas metas.

Aprenda a investir na bolsa

3. Evite discutir detalhes irrelevantes. Talvez seus chefes e colegas de trabalho queiram algumas informações sobre o seu novo trabalho. É comum que você queira dividir esse tipo de informação, mas evite dar detalhes indiferentes para quem fica, como a sua nova posição e o novo salário. Procure oferecer apenas as informações básicas, como o nome da empresa e algumas das funções que você vai desempenhar.

4. Facilite a vida de quem fica. A maneira mais simples de manter as portas abertas ao deixar uma empresa é fazer o possível para facilitar a vida daqueles que ficam. Deixe as informações necessárias para quem vai desempenhar as suas funções, se possível ofereça um treinamento. Explique onde os materiais necessários podem ser encontrados, etc. Isso mostra a sua disponibilidade e comprometimento com a empresa. Lembre-se: você não ganha nada complicando a vida dos colegas de trabalho.

5. Mantenha o foco no lado positivo. Quando disser aos seus superiores que está deixando o emprego, não tente se justificar ou se desculpar pela decisão. Atenha-se ao lado positivo. Lembre a ele que essa é uma ótima oportunidade para você, que essa nova experiência vai resultar no seu crescimento profissional, etc.

6. Agradeça seus colegas. Nunca saia da empresa sem se despedir dos colegas que trabalharam diretamente com você. Porém, é preciso mais que uma despedida: agradeça. Lembre as coisas boas que eles fizeram por você, diga que você estará a disposição para contatos profissionais e agradeça pelo tempo que trabalharam juntos.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.