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SÃO PAULO – O otimismo dos paulistas que ganham até 10 salários mínimos caiu mais do que o dos consumidores com renda superior a este patamar, no mês de julho.
A confiança dos consumidores menos abastados, medida pelo ICC (Índice de Confiança do Consumidor) recuou 0,7% entre junho e julho, de 153,4 para 152,3 pontos.
Já a confiança dos consumidores da região metropolitana de São Paulo pertencentes à faixa de renda acima de 10 salários mínimos registrou queda de 0,3% no período, de 160,7 para 160,2 pontos, de acordo com dados da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) divulgados nesta quarta-feira (20).
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Homens e mulheres
Ainda segundo a Fecomercio-SP, os homens estão mais otimistas que as mulheres, sendo que o índice deles atingiu 157,7 pontos neste mês, ante os 147,2 pontos delas.
Frente a junho, o índice de confiança dos homens avançou 0,2%, enquanto o das mulheres recuou 1,4%.
Quando se trata da faixa etária, o consumidor com idade até 35 anos apresentou queda no índice de confiança de julho, de 0,4%, chegando a 157,4 pontos. Os consumidores com mais de 35 anos também tiveram queda, de 0,9%, com o indicador marcado 147 pontos.
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Sobre a pesquisa
O ICC é apurado mensalmente pela Fecomercio-SP desde 1994. Os dados são coletados com cerca de 2.200 pessoas na região metropolitana de São Paulo.
O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores, levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.