Conceitos ultrapassados limitam chances de sucesso profissional

Algumas crenças dos jovens podem fazer com que não consigam qualificação necessária na disputa por uma vaga

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A crença em conceitos ultrapassados em relação ao mercado de trabalho pode fazer com que os jovens profissionais não consigam o tão almejado sucesso profissional. O primeiro deles, que deve ser quebrado, é acreditar que as empresas contratam generalistas.

Atualmente, não basta ser advogado, arquiteto ou fisioterapeuta. Afinal, já existem milhares de pessoas graduadas nestas áreas. Quem “sairá na frente” em uma possível disputa de vaga será aquele profissional que possui uma especialização.

Universidade não é tudo

O conceito ultrapassado acima esbarra em outro: acreditar que a faculdade é garantia de uma vaga no mercado de trabalho. É claro que ela é um primeiro passo, e isso não pode ser esquecido, mas o profissional não deve parar por aí.

Aprenda a investir na bolsa

Mesmo quem consegue um estágio, o que já é uma grande oportunidade, não deve se acomodar porque foi efetivado. Isso porque, depois que virou contratado, competirá com milhares de profissionais mais experientes.

Restringir não significa perder

Outro conceito ultrapassado é aquele que diz que restringir a área de atuação fará com que o profissional perca algumas oportunidades. Isso não acontecerá porque o especialista buscará chances com mais foco e clareza.

Um erro bastante comum é pensar apenas no presente. Os jovens profissionais devem encontrar oportunidades onde os demais não enxergam. Para isso, é preciso fazer uma auto-análise e observar:

  • Acontecimentos mundiais;
  • Necessidade dos futuros clientes;
  • Qual especialização é promissora dentro de sua área de atuação.