Comunicação transparente é essencial para engajamento da equipe

De acordo com especialista, é essencial que cada profissional saiba qual é o seu papel e o dos outros

SÃO PAULO – Se uma empresa quer uma equipe engajada com os seus projetos, ela precisa ter uma comunicação transparente, segundo revelam especialistas ouvidos pelo portal InfoMoney.

De acordo com o headhunter da De Bernt Entschev Human Capital, Rubens Oriola, para que os membros de uma equipe se sintam engajados e motivados com a empresa e com projetos específicos, é essencial que cada um saiba qual é o seu papel e o dos outros.

“É de suma importância o engajamento da equipe, visto que ele impacta diretamente nos resultados (…) É essencial dizer o que é esperado do profissional, que cada um tenha a compreensão do seu papel e também o dos outros”, ressalta Oriola.

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Mais engajamento, mais qualidade
O sócio e diretor comercial da Target Solução em Distribuição, Rafael Rojas Filho, concorda. Na opinião dele, quanto mais os colaboradores estiverem próximos dos objetivos finais do negócio, maiores serão as chances de sucesso deste conceito, sendo que, para isso, é necessário que o líder aprenda a transmitir, ouvir, sensibilizar, respeitar, cobrar e motivar.

“As pessoas precisam se sentir efetivamente participantes do processo e, para isso, precisam conhecer o mercado, os clientes, os números da empresa, os demais players, etc”, diz.

Em outras palavras, ressalta, “os colaboradores precisam ser cobrados a sair da rotina para se desenvolverem e se tornarem pessoas de negócios. Sem essa motivação, a empresa será igual a tantas outras”.

Liderança
Conforme análise dos dois especialistas, a postura da liderança é imprescindível, para que o engajamento da equipe aconteça. Assim, aconselha Oriola, o líder deve estar atento à sua equipe para identificar um possível desengajamento e tentar conversar com o profissional.

Dessa forma, observa, o gestor deve se atentar, por exemplo, a prazos não cumpridos e a pessoas que estão entregando com qualidade inferior à esperada.

Neste sentido, além da comunicação, para aumentar o engajamento dos profissionais, o diretor comercial da Target sugere que não seja estabelecida nenhuma meta e não seja definida nenhuma ação sem contar com a participação de parte representativa da equipe. Assim, alega, todos se sentirão responsáveis por qualquer decisão que seja tomada.