Comunicação é tudo! Veja perfis positivos e negativos de comunicadores

O tipo locutor de FM tem uma voz bonita. O problema é que é viciado nela, de forma que mantém sempre um único tom

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O conjunto de traços particulares de uma pessoa e características comportamentais, como o ritmo da fala, os problemas de linguagem, a ausência de gestos ou a gesticulação exagerada podem servir de base para a determinação de perfis de comunicadores.

O professor de Comunicação Verbal e diretor do instituto que leva seu nome, Reinaldo Passadori, explica que existem tipos positivos e negativos de comunicadores, embora ninguém seja totalmente um ou outro. “O que aponto são as características acentuadas apresentadas pelas pessoas”, diz.

Por exemplo, entre os tipos positivos, está o perfil Brilhante. Trata-se da pessoa que se assemelha a uma estrela, porque onde passa se destaca. São pessoas com um brilho especial no olhar, especiais, benquistas, bem-vindas, confiáveis, justas, e que irradiam simpatia. Mas Passadori lembra que não se trata de uma pessoa perfeita.

Continua depois da publicidade

“Uma pessoa do tipo Brilhante pode não saber fazer gestos ou até mesmo ser tímida ou ter gagueira”, afirma ele, em seu livro “Comunicação essencial – estratégias eficazes para encantar seus ouvintes”, publicado pela Editora Gente.

Perfis positivos

Confira alguns perfis positivos:

Confira agora os perfis negativos, dos quais as pessoas podem querer distância. São também tipos prejudiciais à imagem do profissional no mercado de atuação: