Comum na população, insônia prejudica desempenho no trabalho

Ela é identificada pelas perturbações que causa no dia seguinte, como irritabilidade, o que compromete trabalho

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Algumas pessoas, ao final do dia, colocam a cabeça no travesseiro e dormem. Outras não têm a mesma sorte, pois sofrem de insônia. E não pense que elas são poucas. Pesquisa realizada pelo Instituto do Sono mostrou que, no mínimo, 20% da população brasileira sofre deste mal.

A insônia se caracteriza pela dificuldade em iniciar o sono, de mantê-lo, bem como pela sensação de que o sono não foi reparador. O problema pode ser temporário ou crônico.

De acordo com a médica e psicanalista Soraya Hissa de Carvalho, o sono tem um importante papel para o bem-estar e a saúde. “Durante esse período, nosso organismo realiza funções importantíssimas, com consequências diretas à saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico, liberação de hormônios, consolidação da memória, isso sem falar no relaxamento e descanso da musculatura”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Diagnóstico

Para diagnosticar a insônia, um determinante é que existam perturbações do bem-estar no dia seguinte, como fadiga, cansaço fácil, olhos com ardência, irritabilidade, ansiedade, fobias, incapacidade de concentração, dificuldades de atenção e memória e sonolência. Diante de tudo isso, dá para imaginar como a insônia prejudica o desempenho no trabalho.

Em relação às causas desse mal, o que se sabe é que podem ser desde doenças psiquiátricas, como depressão e estresse, até preocupações.

Muito mais importante do que saber as causas, porém, é saber como amenizar esse distúrbio. Confira abaixo as dicas da médica:

Continua depois da publicidade