Comportamento: você conhece os vírus morais do ambiente trabalho?

Eles são as atitudes que levam profissionais a agir sem ética e somente por impulso; dentre eles estão desconfiança e prepotência

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A palavra vírus é originária do latim e significa toxina ou veneno, ou seja, coisas que levam ao mal estar físico e, conseqüentemente, social. Usada na medicina para registrar causas de doenças, também pode ser relacionada ao ambiente de trabalho, para designar o que leva à conduta desmoralizada.

Os vírus morais são atitudes que levam os profissionais a agirem ser discernimento ético e somente por impulso, as quais trazem desvantagens para suas relações pessoais e para o rendimento de suas atividades.

A desconfiança é um vírus

Quando um colega de trabalho lhe responde sobre como fazer determinada atividade, você logo checa se é verdade? Sempre age na defensiva e não acredita no que lhe é dito? Estas atitudes são sintomas de um vírus: a crença de que não se pode confiar na maioria das pessoas.

Aprenda a investir na bolsa

Este vírus tem efeito direto nas relações. Não é ético um líder que é incapaz de deixar que os funcionários realizem a atividade sem supervisão simplesmente porque duvida que o resultado possa ser positivo, o que mostra que subjulga seu colaborador. É claro que a atitude irá gerar irritação e conflitos!

Prepotência é o mais grave

Se desconfiar já é ruim, imagine pensar que somente você consegue fazer a atividade da melhor maneira possível. A prepotência é o mais grave vírus, porque gera uma competição de vaidade.

“Sou melhor do que os outros”. Se algo o faz pensar desta maneira, você já foi afetado por este vírus, e deve mudar seu pensamento.

Outros vírus

Quem pensa ainda que as pessoas de outra etnia, que têm outra religião ou nacionalidade, não são tão boas quanto as que fazem parte de sua crença e nasceram em seu país, sofrem de discriminação, o que, além de um vírus moral, é condenável pela legislação do Brasil.

Outros pensamentos tidos como vírus morais são: as necessidades dos demais não são tão importantes, o que tem poder é bom, se me dá prazer devo fazer, as pessoas somente se importam consigo mesmas e não tenho muito valor.

Momento de agir

Agora que você já conhece todas estas atitudes, ditas como prejudiciais ao ambiente de trabalho, é preciso combatê-las, mudando a forma de pensar e de agir. Ao mudar, seus colegas de trabalho agradecerão e, além disso, seu rendimento aumentará!

PUBLICIDADE