Comportamento: como se dar bem em uma seleção?

Para quem está em apuros porque entrará no processo seletivo, veja algumas dicas de comportamento para agradar os recrutadores

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Uma seleção para uma vaga de emprego pode ser resumida por uma palavra: apuros. Para quem nunca passou por isso, a situação é pior ainda, já que o novo candidato a ingressar no mercado de trabalho sequer sabe como agir.

No entanto, existem alguns comportamentos que são do senso comum dos selecionadores, ou seja, podem agradar a todos eles e fazê-lo vencedor. Veja alguns deles abaixo.

Mostre sua inexperiência

A busca pelo primeiro emprego é sempre mais difícil, já que o candidato não conta com nenhum tipo de experiência relevante para o cargo. A melhor saída, neste caso, não é tentar demonstrar algo que não possui.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Se você chegou a uma etapa mais avançada, como a dinâmica em grupo, é porque mesmo sem experiência, conta com as mesmas habilidades dos demais candidatos. No começo do processo seletivo, fale sempre a verdade, que está em busca de uma vaga para entrar no mercado de trabalho.

Mostrar que não tem experiência é o melhor caminho porque, depois da contratação, será exigido de você o que sabe. E se mentir, como ficará sua situação dentro da empresa?

Seja você mesmo

Ser verdadeiro é sempre o melhor caminho. As empresas usam no processo até mesmo testes psicológicos para saber se o perfil da pessoa se enquadra com o da vaga a ser preenchida.

Continua depois da publicidade

Isso mostra que não adianta você tentar mostrar o que não é, já que, da mesma maneira, pode estar errando o modelo exigido pela empresa e ainda ser pego pelo seu inconsciente na avaliação psicológica.

Além disso, é melhor não ser escolhido do que ocupar uma vaga que não case com suas competências e personalidade.

Apareça entre o grupo

Isso não significa gritar ou fazer piadas a todo o momento, muito menos falar besteira para chamar atenção. Aparecer é mostrar sua opinião de forma clara e simples e sem demandar grande tempo da entrevista ou da dinâmica.

Quando algum candidato estiver falando sem parar e impedindo que os demais se exponham, espere ele respirar e simplesmente mostre sua opinião. Se você já está cheio de ouvi-lo, o selecionador também estará e, para sua sorte, concordará com a interrupção.

Inicie seu discurso nas pausas do tagarela e não deixe de falar por causa dele. Os recrutadores não admitem a desculpa de que o potencial de algum candidato foi ofuscado por outro.

Conheça a empresa

Existem pessoas que vão às seleções e sequer se dão ao trabalho de saber um pouco mais sobre a empresa, o que está totalmente errado. Quando você tem noção de onde irá trabalhar, saberá qual comportamento poderá ter: a empresa é mais séria ou mais descontraída? Note esses detalhes.

Entre dois candidatos com as mesmas características e competências, será escolhido o mais interessado e, uma maneira de mostrar vontade de ocupar o cargo, é procurando informações sobre a empresa.