Comportamento: como se dar bem em uma seleção?

Para quem está em apuros porque entrará no processo seletivo, veja algumas dicas de comportamento para agradar os recrutadores

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Uma seleção para uma vaga de emprego pode ser resumida por uma palavra: apuros. Para quem nunca passou por isso, a situação é pior ainda, já que o novo candidato a ingressar no mercado de trabalho sequer sabe como agir.

No entanto, existem alguns comportamentos que são do senso comum dos selecionadores, ou seja, podem agradar a todos eles e fazê-lo vencedor. Veja alguns deles abaixo.

Mostre sua inexperiência

A busca pelo primeiro emprego é sempre mais difícil, já que o candidato não conta com nenhum tipo de experiência relevante para o cargo. A melhor saída, neste caso, não é tentar demonstrar algo que não possui.

Aprenda a investir na bolsa

Se você chegou a uma etapa mais avançada, como a dinâmica em grupo, é porque mesmo sem experiência, conta com as mesmas habilidades dos demais candidatos. No começo do processo seletivo, fale sempre a verdade, que está em busca de uma vaga para entrar no mercado de trabalho.

Mostrar que não tem experiência é o melhor caminho porque, depois da contratação, será exigido de você o que sabe. E se mentir, como ficará sua situação dentro da empresa?

Seja você mesmo

Ser verdadeiro é sempre o melhor caminho. As empresas usam no processo até mesmo testes psicológicos para saber se o perfil da pessoa se enquadra com o da vaga a ser preenchida.

Isso mostra que não adianta você tentar mostrar o que não é, já que, da mesma maneira, pode estar errando o modelo exigido pela empresa e ainda ser pego pelo seu inconsciente na avaliação psicológica.

Além disso, é melhor não ser escolhido do que ocupar uma vaga que não case com suas competências e personalidade.

Apareça entre o grupo

Isso não significa gritar ou fazer piadas a todo o momento, muito menos falar besteira para chamar atenção. Aparecer é mostrar sua opinião de forma clara e simples e sem demandar grande tempo da entrevista ou da dinâmica.

PUBLICIDADE

Quando algum candidato estiver falando sem parar e impedindo que os demais se exponham, espere ele respirar e simplesmente mostre sua opinião. Se você já está cheio de ouvi-lo, o selecionador também estará e, para sua sorte, concordará com a interrupção.

Inicie seu discurso nas pausas do tagarela e não deixe de falar por causa dele. Os recrutadores não admitem a desculpa de que o potencial de algum candidato foi ofuscado por outro.

Conheça a empresa

Existem pessoas que vão às seleções e sequer se dão ao trabalho de saber um pouco mais sobre a empresa, o que está totalmente errado. Quando você tem noção de onde irá trabalhar, saberá qual comportamento poderá ter: a empresa é mais séria ou mais descontraída? Note esses detalhes.

Entre dois candidatos com as mesmas características e competências, será escolhido o mais interessado e, uma maneira de mostrar vontade de ocupar o cargo, é procurando informações sobre a empresa.