Competição dentro da equipe: estratégia só deve ser usada na dose certa

Para aumentar a produtividade, líderes promovem a competição entre colaboradores. Nem sempre isto é positivo

Waldeli Azevedo

Publicidade

SÃO PAULO – Manter o clima de trabalho sempre satisfatório não é uma tarefa fácil, embora seja de vital importância. Um dos principais argumentos para que o funcionário se sinta satisfeito em atuar em determinada equipe é, sem dúvida, o ambiente.

Ou seja: desenvolver suas atividades em um local onde possa se identificar com o grupo é essencial. A colaboração e o entendimento entre a equipe promovem individualmente maior motivação e, em conseqüência disso, melhores resultados.

É preciso saber a medida certa

Por esta razão, incentivar a competição entre colaboradores é uma política que requer estudo e critério, para que não se erre o ponto. A estratégia é bastante aplicada na área comercial das empresas ou em estabelecimentos comerciais, onde se premia o melhor funcionário, ou seja, aquele que atingir determinados níveis de vendas estipulados em determinado período.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Porém, caso não seja bem conduzida, esta conduta poderá gerar uma disputa nada saudável dentro da equipe, onde, neste caso, cada um trabalhará determinado apenas em obter o seu próprio êxito. Talvez isto seja positivo nos primeiros dois meses, ocasionando o tão sonhado aumento nas vendas. Porém, com o passar do tempo, a situação poderá ficará fora de controle.

Isso porque o grupo poderá não estar mais focado na mesma direção, criando assim padrões próprios para abordagem do cliente, desrespeitando procedimentos previamente estabelecidos e esquecendo até mesmo dos princípios éticos para a conquista de melhores resultados.

Apoio profissional é sempre a melhor alternativa

O segredo, neste e em outros “apuros” pelos quais o líder passa na gestão de sua empresa, é consultar sempre a opinião de um profissional da área, quando se sentir inseguro quanto ao caminho correto a percorrer.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que na gestão de pessoas não existe uma regra única, e que cada caso deve ser tratado criteriosamente.