Como você encara as mudanças em seu local de trabalho?

Procure analisar seu comportamento e veja como reage ao ser informado sobre inovações onde você trabalha

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Muitos profissionais se queixam de seu cotidiano, do serviço que executam, da organização da empresa onde trabalham, enfim, de tudo. Porém, quando alguma mudança aparece, antes mesmo de avaliá-la, lá vem mais reclamações!

Para sobreviver à competição imposta pelo mercado de trabalho e pela concorrência, é importante compreender que é necessário praticar mudanças para que a empresa continue no páreo. O mercado, independente do setor em questão, sofre constantes mutações e, neste sentido, tanto empresário quanto funcionário precisam acompanhar o ritmo.

Mudanças devem ser analisadas

Alguns funcionários são bastante resistentes às mudanças, dificultando o trabalho das empresas e, principalmente, gerando uma imagem bastante negativa de si próprio.

Aprenda a investir na bolsa

Deve-se abolir, primeiramente, a mania de criticar por criticar. Ou seja, muitas vezes um assunto gera tremenda polêmica por pura resistência dos funcionários em experimentarem uma nova metodologia.

Um exemplo? Vamos lá: um grupo de trabalhadores da produção está habituado a realizar uma tarefa sempre da mesma forma. Com a compra de um novo equipamento, será necessária uma mudança no processo. Antes mesmo de saber que o tempo e a energia gastos na produção serão menores, tornando o trabalho mais agradável, seguro e aumentando a capacidade produtiva, há uma certa resistência.

Adaptação valoriza o funcionário

É importante que o empresário cultive em seu grupo a necessidade de mudar e aperfeiçoar metodologias sempre. As alterações de processos são importantes para qualquer empresa, seja de pequeno ou grande porte.

Por outro lado, a adaptação às inovações faz com que o funcionário acumule qualidades em seu currículo. Esteja certo de que este é um dos itens que mais contam pontos para a conquista de um novo emprego. Por isso, esteja pronto para mudar!