Como um profissional pode expressar suas opiniões na empresa?

De acordo com professor, a caixa de sugestões só é válida se os profissionais tiverem retorno das suas ideias

SÃO PAULO – Indicar os aspectos nos quais a empresa em que trabalha precisa melhorar ou
sugerir
novos procedimentos não é uma tarefa fácil para o profissional. Porém, é cada vez mais relevante a contribuição dos colaboradores em processos de inovação empresarial.

“Quando a empresa incentiva seus funcionários a fazer sugestões tanto ela ganha quanto a equipe. Atualmente, o desafio das empresas é reter talentos. Se o profissional percebe que tem perspectivas de crescimento profissional na companhia que atua e que suas ideias de melhorias para a empresa são aceitas, esses são fatores de retenção”, explica o professor de Gestão de Pessoas e de Gestão de Mudanças nas Organizações da Fundação Dom Cabral, Paulo Villamarim.

Caixa de sugestão e Comitês

Um dos métodos mais utilizados pelas empresas para que os seus funcionários opinem é a caixa de sugestões. Entretanto, na opinião do professor, esse não é o melhor método. “Quando as pessoas não têm retorno das suas sugestões, esse mecanismo gera uma descrença. Assim, a caixa de sugestão só é válida se as ideias contidas nela forem analisadas”.

PUBLICIDADE

Villamarim destaca que um dos métodos usados pelas empresas é a instituição de um comitê, formado por pessoas-chave da empesa.

“Nos comitês, as propostas dos funcionários da empresa são analisadas e, consequentemente, aprovadas ou não. Os colaboradores que não tiveram os seus projetos aprovados recebem uma justificativa por essa decisão”.

Outras ferramentas

Além dessas ferramentas, o professor ressalta que em empresas de menor porte, na qual os líderes permitem uma liberdade para o diálogo, o funcionário pode sugerir de forma direta as suas mudanças para a empresa.

“A cúpula da empresa tem que patrocinar a mudança. Não adianta gostar de uma sugestão feita por um funcionário e nunca implementá-la”, adverte Villamarim.

Outro método para que os funcionários exponham as suas opiniões e que pode dar certo é a pesquisa de clima organizacional. “Essa pesquisa só traz retorno se tiver ações concretas. Se o funcionário expor suas opiniões e perceber que nada foi alterado, certamente, na próxima pesquisa ele não irá responder com sinceridade”.

Benefícios

“Quando as pessoas da equipe percebem a importância de suas opiniões para a empresa e veem que essas sugestões foram aceitas, o comprometimento é melhor”, diz Villamarim.

O professor finaliza aconselhando que uma forma de a empresa estimular os seus colaboradores a sugerir mudanças é concedendo bonificação e participação nos resultados da companhia.