Como transformar uma idéia em negócio?

Existem alguns pontos a serem analisados antes de colocar a idéia em prática para que seu negócio seja um sucesso. Saiba quais são eles!

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Há muito tempo você está cansado de ser funcionário de uma empresa? Seja porque não concorda com as regras, seu salário não te satisfaz ou o ambiente de trabalho o incomoda.

Diante disso, você tem uma idéia de abrir o próprio negócio: uma prestadora de serviço ou uma loja comercial, mas nem sequer sabe por onde começar. Veja abaixo no que pensar antes que sua idéia vire realidade.

Analise o mercado

É preciso identificar se o ramo em que você irá investir realmente renderá bons frutos. De acordo com o Panorama Empresarial 2007, pesquisa realizada pela consultoria Delloite com empresário de todo o País, este ano será da construção civil.

PUBLICIDADE

É preciso analisar se existem pesquisas, dados estatísticos de instituições confiáveis que mostrem que o panorama econômico atual está favorável ao seu negócio e ao ramo em que irá atuar. Pesquise sobre situação econômica, concorrência, possíveis clientes, parcerias e público alvo. Não deixe escapar nenhum só detalhe.

Busque o diferencial e oportunidades

O mercado atual está saturado. Por isso, é preciso criatividade. Será que a idéia que você teve é realmente inovadora? Ela desbancará a concorrência? Será bem aceita pelo seu público alvo?

Além disso, saiba identificar oportunidades. Muitas vezes sua idéia pode ser maior do que você imagina e é neste momento que você deve buscar parcerias. Quando for a eventos, realizar cursos ou sair com amigos, não dispense nenhum destes momentos, pois eles são como oportunidades de negócios.

Estabeleça metas

Antes de colocar a idéia em prática, estabeleça metas. Isso significa fazer um planejamento e um cronograma, que não precisará ser seguido à risca, mas é importante para que tenha organização e não se perca em suas idéias.