Como transformar desejos de Réveillon em objetivos concretos?

Para atingir os objetivos, é preciso ter um plano de ação, além de ter metas possíveis de serem realizadas

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – É comum, ao final de cada ano, as pessoas fazerem uma lista de promessas que pretendem realizar no ano que se aproxima. Muitas vezes, estes pedidos não se concretizam. E como fazer para que os desejos de Réveillon tornem-se reais?

Segundo o professor de MBA da FGV (Fundação Getulio Vargas), Cláudio Tomanini, para atingir os objetivos, é preciso ter um plano de ação com estratégia definida, além de ter metas possíveis de serem realizadas.

“É como fazem nas empresas. O planejamento de 2010 já está traçado há muito tempo, baseado nos resultados atingidos em 2009, nos resultados da concorrência, nas inovações recém-chegadas ao mercado e nas estratégias traçadas para atingir determinados patamares”, afirmou Tomanini.

Aprenda a investir na bolsa

Respostas reais
Para empreendedores ou profissionais que almejam grandes mudanças em seus setores de atuação em 2010, vale o mesmo conselho. “Pergunte-se: onde quero chegar com o meu negócio? Onde devo inovar? Quanto posso investir no primeiro trimestre? Quanto quero crescer. São justamente as perguntas que o levarão à busca de respostas reais”, explicou Tomanini.

De acordo com o professor, atingir as metas é o resultado de um trabalho bem feito e não de sorte. “Metas são diferentes de sonhos, e precisam ser tratadas como tal”, ressaltou Tomanini.