Conteúdo editorial apoiado por

Como ser assessor? XP tem 15 mil vagas gratuitas para formação; veja como participar

Dois assessores compartilham como curso de formação os ajudou na transição de carreira; inscrições vão até dia 31 de agosto

Equipe InfoMoney

Publicidade

Depois de 20 anos de serviços prestados em bancos, no segmento de pessoa jurídica, Leandro Baldo, decidiu em 2019 que era um bom momento para fazer uma transição de carreira: como poderia seguir no mercado financeiro, trabalhando com o seu público, mas em um novo desafio? A assessoria de investimentos foi uma resposta natural. “Na pandemia, aproveitei o período para estudar as possibilidades. Internamente buscava inovação. Fiz muita pesquisa e enriqueci meus conhecimentos para começar a empreender”, conta.

Com a experiência que ganhou, em 2023, fechou parceria com a XP Investimentos, que possui uma rede credenciada de assessores, para começar seu próprio escritório de agentes autônomos. “Foi quando fiz o curso de Formação de Assessores de Investimentos. Eu já tinha muita experiência de mercado, mas o curso me trouxe aprendizados do mercado de assessoria, me deu mais segurança para atuar. Consegui entender a realidade do mundo da assessoria”, avalia.

A Jornada de Formação de Assessores de Investimentos, da Faculdade XP, oferece aulas gravadas e ao vivo, com os seguintes focos:

Já Mateus Apud passou por uma mudança mais radical: era jornalista de economia e, após decepções na carreira, decidiu partir para a assessoria de investimentos. Menos de um ano desde a mudança oficial de cargo, ele já posui 90 clientes e R$ 50 milhões sob gestão. “Eu já tinha conhecimento técnico, sabia conversar e explicar sobre o mercado financeiro. Resolvi focar no que eu queria. Comecei a fazer o curso de Formação de Assessores da XP”, conta. Ele fez o curso em julho de 2023 e, em outubro, já estava associado a um escritório, o Status Invest.

“O curso me ajudou muito na preparação para a prova da Ancord, que é obrigatória para o assessor de investimentos atuar, e era o meu maior receio. Fiz inúmeros simulados e passei com confiança na prova. Além disso, o curso me ajudou com as habilidades comerciais também, que eu tinha mais dificuldade”, compartilha.

A prova não é simples. Segundo dados da Ancord, no primeiro semestre de 2024, foram realizados 4.783 exames de certificação e apenas 42,6% foram aprovados. Até junho deste ano, o Brasil registrava 17.981 mil assessores vinculados a uma instituição financeira, cerca de 80% na XP.

Continua depois da publicidade

Como funciona o curso?

A Jornada de Formação de Assessores de Investimentos, curso ofertado pela Faculdade XP, está em sua 6ª edição com 15 mil vagas gratuitas para pessoas interessadas em iniciar a carreira no mercado financeiro em todo o Brasil. Para participar, é necessário ter 18 anos ou mais e ensino médio completo.

Ao final do curso, os alunos formados estarão preparados para realizar a prova de certificação da Ancord, e os aprovados serão encaminhados para entrevistas com os escritórios parceiros da XP. As inscrições, que devem ser realizadas no site oficial, para a nova turma estão abertas e se encerrarão em 31 de agosto.

Além de preparar o profissional, a XP oferece a oportunidade de início de carreira para todos os alunos certificados pela Ancord, garantindo entrevista com as assessorias vinculadas. Foi assim que Apud entrou em contato com alguns escritórios até chegar no Status Invest. “Enquanto eu ainda estava no curso já comecei a conversar com os escritórios. Pude fazer as entrevistas e avaliar o que fazia sentido para começar”, afirma.

Continua depois da publicidade

A iniciativa já resultou em mais de 500 contratações de profissionais que concluíram a Jornada de Formação de Assessores e foram aprovados no exame da Ancord.