Como se destacar em qualquer profissão em 2009?

Irão se sobressair profissionais que abraçam a causa, que trazem ideias novas, se engajam em projetos e sabem trabalhar em equipe

SÃO PAULO – O cenário atual é de turbulência no campo econômico, escassez de crédito e de liquidez, nada parecido com as condições de um ano atrás. Entre tantas mudanças, estão as demandas das empresas. As necessidades são outras e os profissionais têm de se adequar.

Então fica a dúvida: se os paradigmas são outros, como se destacar em 2009? Para responder a pergunta, é preciso lembrar que, na crise, enquanto uns perdem, outros ganham. Enquanto esbarra-se em dificuldades, encontram-se também oportunidades.

Seja criativo

De acordo com o consultor Jerônimo Mendes, autor do livro “Oh, Mundo Cãoporativo!”, mais do que nunca, os profissionais precisam ser criativos. “Por conta de problemas de caixa, algumas empresas estão enxugando o quadro de funcionários. Isso é natural. Mas devem se salvar aqueles que abraçam a causa, que trazem ideias novas, se engajam em projetos e sabem trabalhar em equipe”, garante ele.

PUBLICIDADE

É hora de se destacar em meio à multidão. Confira as dicas do especialista:

  • Faça um esforço extra, seja proativo e tenha iniciativa. Não espere ouvir uma ordem para tomar alguma atitude;
  • Use a criatividade e proponha novas soluções e ideias;
  • Desenvolva uma visão estratégica do negócio e conheça o mercado de atuação, para que possa enxergar as oportunidades;
  • Se mantenha informado. Acompanhe os acontecimentos do mundo e do seu mercado;
  • Tenha espírito de liderança. Ainda que não ocupe um cargo de chefia, lidere as pessoas ao seu redor, por meio do conhecimento e do respeito.