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SÃO PAULO – O desafio de começar um novo emprego não é uma tarefa fácil. Com isso, o período de experiência, ou seja, os primeiros 90 dias na instituição, é o tempo que o profissional tem para mostrar a sua capacidade. Mas como fazer isso e assegurar a nova oportunidade? O que evitar?
De acordo com o diretor de operações da Human Brasil, Fernando Montero da Costa, o profissional precisa deixar transparecer o que o motivou a ir para a empresa.
“A pessoa precisa assumir uma postura de aprendiz, buscando, por exemplo, qual é a missão da empresa. Isso pode ser feito por meio dos boletins, quadro de avisos ou até mesmo durante as conversas informais com os seus respectivos colegas de trabalho”.
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Programas de integração
Para receber os seus novos trabalhadores, algumas empresas desenvolvem um programa de integração, com diversas atividades, entre elas, a visita a todos os setores da instituição, um treinamento para a função na qual a pessoa será submetida, etc.
Na opinião de Costa, esses programas são um bom negócio tanto para a empresa quanto para os novos funcionários.
“Ao profissional em período de experiência, recomenda-se passar por um programa de integração, permitindo que ele se adapte de maneira objetiva e rápida, possibilitando sua retenção, e, consequentemente, diminuindo a rotatividade da empresa”.
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Comportamento
Costa ressalta que, nesse momento, o profissional precisa ter um comportamento proativo.
“O importante é a pessoa demonstrar a sua habilidade, ou seja, tudo o que foi prometido no processo
de admissão”.
Para evitar a demissão antes do término do tempo de experiência, Costa lista os principais erros
cometidos por profissionais nesse período:
- Arrogância;
- Falta de comunicação com o gestor;
- Individualismo;
- Falta de integração com os colegas;
Avaliação
Uma das dúvidas mais frequentes de um novo funcionário é: como ele será avaliado nesse período? O que o gestor levará em conta?
“O gestor espera que o novo funcionário traga novas ideias, seja criativo e tenha energia. Logo, sua avaliação será baseada nas atitudes e inciativas que o funcionário irá demonstrar. Por isso, ele precisa mostrar que valeu a pena contratá-lo”.
O uso do feedback por parte da liderança é recorrente. Nesse caso, o consultor afirma que, geralmente, o gestor tem uma conversa com o novo funcionáro semanalmente, por meio de algumas perguntas, como: O que você está achando do seu serviço? O que você está sentindo? O emprego corresponde ao que você esperava?
“Se o gestor não fazer esse feedback, antes dos três meses de experiência, é válido que o funcionário tente se aproximar”, finaliza Costa.