Como saber se a sua liderança está ameaçada?

De acordo com especialista, quando alguém que exerce um cargo de liderança não é mais consultado sobre projetos, é melhor se preocupar

Publicidade

SÃO PAULO – Desmotivação da equipe, resultados aquém do desejado e falta de influência sobre os subordinados são apenas alguns dos sinais de que a liderança está ameaçada.

De acordo com a gerente de Planejamento de Carreira da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Melina Graf, quando alguém que exerce um cargo de liderança não é mais consultado sobre projetos e não vê mais seus próprios projetos serem aprovados pelos seus superiores, é melhor se preocupar.

“Se a pessoa é deixada de lado na hora da tomada de decisões, se a equipe demonstra resistência, procurando o superior imediato do líder na hora de resolver problemas, em vez de falar com o próprio chefe, algo está errado”, diz.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Como reverter a situação?
Em casos como este, Melina acredita que o líder deve rever suas atitudes para tentar reverter a situação.

Dessa forma, acredita ela, é importante que a pessoa observe seu comportamento e veja de que forma está tratando seus subordinados. Além disso, diz a gerente, o líder deve avaliar se os seus valores continuam compatíveis com os valores da empresa e rever as competências de cada subordinado para reorganizar a equipe.

“Observar as competências de cada membro da equipe e tentar aproveitá-las melhor é uma maneira de alcançar melhores resultados”.

Continua depois da publicidade

Membro da equipe
Ainda no que diz respeito à ameaça da liderança, não é raro o líder que se sinta ameaçado por um membro da equipe, o que, muitas vezes faz com que o mesmo boicote este subordinado, não dando a ele tarefas mais elaboradas, desprezando ideias e não promovendo-o, tudo para que esta pessoa não se destaque.

Para Melina, esta postura denota insegurança por parte do superior, visto que uma das características do líder é a autoconfiança e uma das tarefas do mesmo é formar novas lideranças.

“Uma das características de um líder é a autoconfiança. Além disso, o líder deve reconhecer que o desenvolvimento de um profissional da equipe está vinculado à forma como ele próprio trabalhou com aquele colaborador”.