De olho nisso

Como saber se a sua empresa está lhe espionando no trabalho

Muitas empresas monitoram os computadores de seus funcionários, e isso é a coisa mais comum no mercado de trabalho. Veja se a sua empresa faz isso

SÃO PAULO – Se você está desconfiado de que o seu chefe está investigando seu trabalho, isso pode ser verdade. Muitas empresas monitoram os computadores de seus funcionários, e isso é a coisa mais comum no mercado de trabalho.

Você pode até achar que usar o seu e-mail pessoal durante o expediente não é um grande problema, mas isso pode trazer sérias consequências para a sua imagem profissional. Se você está com essa desconfiança, não fique preocupado. Entenda como e por que as organizações podem supervisionar suas atividades no computador.

1. Bloqueio de sites: De modo geral, as maiores organizações controlam os sites que seus funcionários podem visitar. Para manter a produtividade, é comum que redes sociais, sites de compras, sites de jogos, ou qualquer outro site considerado inadequado sejam bloqueados. Por outro lado, as empresas menores preferem monitorar as atividades online de seus funcionários, ao invés de bloquear.

PUBLICIDADE

2. Software de monitoramento: O software de monitoramento é uma forma de backup para garantir que os funcionários estão fazendo seu trabalho e não se distraindo. Alguns softwares podem ser muito invasivos, ao ponto de coletar informações pessoais como senhas e números de identificação. Outras programas de monitoramento recolhem apenas as informações que são necessárias para medir o desempenho. Este tipo de solução permite que os funcionários utilizem seus computadores sem controle durante os intervalos ou horas de almoço.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia