Como reagir depois de rejeitado no emprego dos seus sonhos

Ao invés de desanimar, mande e-mails que mostrem seu interesse, solicite um <i>feedback</i> e agradeça formalmente pela oportunidade

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Eliminado na disputa pela vaga de um emprego que você estava realmente interessado? Muitas pessoas se preparam para passar pelo processo de seleção em grandes empresas, mas acabam por não serem escolhidas e desanimam.

Para Shelia Gray, diretora da empresa International Paper Co., os profissionais devem insistir na empresa. “Se é uma organização que você realmente tem vontade de trabalhar, não deixe que sua primeira rejeição seja definitiva”, aconselha Gray.

O importante, depois da rejeição, é que a pessoa se mostre realmente interessada em trabalhar na empresa. Abaixo estão quatro formas de continuar no radar dos recrutadores para uma nova oportunidade de emprego.

Continua depois da publicidade

Leve a rejeição “numa boa”

Não ser escolhido para uma oportunidade de emprego pode machucar, mas evite expressar emoções negativas aos contratantes, sobretudo nervosismo ou ressentimento. Algumas pessoas reagem como se os entrevistadores precisassem se justificar e pedir desculpas por não escolhê-las, mas isso só piora a situação.

Caso você não queira jogar fora sua oportunidade de ser escolhido para uma outra vaga, nunca diga aos selecionadores que eles estavam errados de não terem lhe escolhido ou escreva algum e-mail com este tipo de conteúdo.

Escreva um “obrigado”

Agradecer pela chance é sempre uma boa opção. Por isso, o candidato pode escrever um e-mail ou falar obrigado logo depois de ser dispensado, o que impressionará qualquer selecionador. Diga que a empresa é muito boa e que entende os motivos da eliminação.

Continua depois da publicidade

Um agradecimento pode reforçar sua vontade de trabalhar na companhia. O que muitos selecionadores querem ver nos candidatos é justamente o desejo de fazer parte do “time”.

Mande lembretes amigáveis

Mantenha contato com os recrutadores depois de ser eliminado. É necessário que a empresa saiba que você ainda está disponível no mercado e, para isso, e-mails podem ser uma boa opção.

Entretanto, não exagere nem encha a caixa de e-mail do selecionador, uma pessoa que mostra muito interesse pode acabar sendo inconveniente. Um e-mail a cada mês já é suficiente para que a pessoa que pode transformar seu sonho de emprego em realidade não fique traumatizada.

Publicidade

Peça um feedback

Depois de ser rejeitado, peça ao recrutador um conselho de como ter uma melhor performance na entrevista ou informações de em qual momento ou situação você pode ter errado. Você pode perguntar: Caso eu fosse me apresentar novamente, o que você gostaria que eu fizesse de diferente?

Isso mostra um ponto positivo, que é a vontade de progredir profissionalmente. Mas, ao final da resposta, seja profissional: mesmo se você não gostar do que ouvir, a discussão ou demonstração de nervosismo podem ser sinais de imaturidade.