Como prender a atenção do público em palestras?

Para consultor, para que o público preste atenção, ele precisa se identificar com o conteúdo exposto e ter benefícios, em termos de novos conhecimentos

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – Conquistar a atenção de milhares de pessoas em uma palestra para falar dos procedimentos ou estratégias adotadas não é nada fácil. Mesmo profissionais experientes têm problemas para transmitir suas ideias e opiniões, tornando a sua apresentação monótona e desinteressante.

“Isso acontece porque, na maioria dos casos, os profissionais são coadjuvantes de suas próprias apresentações. Tornam-se leitores de “livros iluminados”, achando que uma boa apresentação se resume a telas cheias de textos e ilustrações”, explica o consultor e instrutor associado da Compass Business School, Ney Pereira.

Linguagem

De acordo com o consultor, uma apresentação só consegue despertar o interesse do público se as pessoas presentes se identificarem com o conteúdo exposto e se houver benefícios, em termos de novos conhecimentos. “A performance como orador é a que menos importa”.

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“A sensação de perda de tempo em uma apresentação é horrível. Quando um apresentador enrola, a pessoa que está acompanhando o evento ou vai embora ou não sai do corpo físico e fica fazendo outras coisas, como responder e-mails ou atender o celular”, destaca o consultor.

Mas se o profissional também conseguir estabelecer uma linguagem de identificação com o público, o interesse tende a aumentar. “Se a plateia for composta por jovens, o uso de algumas gírias chama mais a atenção. Além disso, o profissional pode utilizar exemplos em que as pessoas presentes consigam se ver neles”.

O que fazer?

Para evitar possíveis gafes durante o evento, Pereira destaca que é fundamental que o profissional que vai fazer a apresentação conheça o tema da palestra a fundo. “Grande parte das pessoas dá palestra preocupando-se apenas em ser um bom orador, sem conhecer bem o tema”.

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Além disso, o consultor alerta que é importante estudar o público que participará do evento e obter o máximo de informações.

“O profissional também precisa se conscientizar de que ele está representando uma marca. Por isso, precisa abrir mão das suas características pessoais. Se ele for grosseiro, o público irá associar a atitude à empresa”, conclui o consultor.