Líderes

Como os CEOs devem se comportar, segundo seus executivos

Para os entrevistados, 45% da reputação da companhia vêm da reputação do seu CEO

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Os CEOs são a maior representação de uma empresa. Carregam o nome não somente dela, mas de toda a sua equipe – assim, precisam ter uma boa reputação e imagem. Segundo a pesquisa The CEO Reputation Premium: Gaining Advantage in the Engagement Era, entretanto, os CEOs atualmente são vistos de maneira oposta: arrogantes e inacessíveis.

Organizada pela KRC Research, a empresa realizou uma pesquisa online que obteve respostas de mais de 1.700 executivos em todo o mundo, excluindo a de CEOs. Os mesmos executivos trabalham em empresas cuja receita é de US$ 500 milhões ou mais e representam 19 países na América do Norte, Europa, Ásia Pacífica e América Latina.

Para os entrevistados, 45% da reputação da companhia vêm da reputação do seu CEO – e, segundo seus subordinados, devem exercitar três habilidades para que essa reputação não prejudique a empresa:

PUBLICIDADE

1. Ser humilde
Sendo humilde, o CEO não coloca a si mesmo sob os holofotes, mas sim a empresa e os resultados. Apenas 2 em cada 10 pessoas entrevistadas consideram o CEO de sua empresa humilde – mesmo que, sendo humilde, as chances de ganhar prêmios para si mesmo sejam maiores.

2. Ser visível, principalmente nas redes sociais
Os CEOs devem ter uma imagem pública visível e alcançável, seja estando acessível a quem quiser contata-lo e ter visibilidade nas redes sociais. Para 81% dos entrevistados, isso também aumenta o quanto a empresa é respeitada e conhecida. Ele deve ser uma pessoa presente e que demonstre preocupação com a imagem da empresa.

As redes sociais são o principal local onde se busca informações sobre empresas e pessoas, por isso é indispensável que o CEO faça parte desse mundo.

3. Saber falar
Responsável por muitos pronunciamentos e pode falar em nome da empresa, o CEO deve ter o poder de persuasão para fazer com que a empresa pareça ser transparente e verdadeira com sua mensagem.