Como negociar salário durante a entrevista de emprego?

Resposta é simples: mostre determinação e esclareça o motivo que faz de você o candidato exato para ocupar a vaga na empresa

SÃO PAULO – Durante uma entrevista de emprego, como justificar o quanto se quer ganhar, caso seja perguntado? A resposta é simples: mostre determinação e esclareça o motivo que faz de você o candidato exato para ocupar a vaga naquela empresa.

Na opinião do sócio-diretor da Alfamídia Prow Treinamentos, Marco Valério, quando o candidato parte para uma entrevista munido de informações sobre a companhia na qual busca a oportunidade, suas chances de sucesso sobre uma possível negociação salarial dobram. “Os candidatos deveriam conhecer melhor as empresas nas quais desejam trabalhar”, afirma.

Segundo o especialista, as pessoas não ganham salários, “elas fazem salários”, o que fica evidente em uma situação cujas qualidades do candidato devem ser expostas por ele próprio. “Como responder que pretende ganhar um salário X, se nem ao menos você demonstra atributos ao entrevistador?”, pergunta Valério. 

PUBLICIDADE

A arte de negociar
Candidatos diferenciados, avalia o especialista em carreiras, não terão nenhuma dificuldade em negociar estas questões.

“Na realidade, vejo que existe uma situação atípica, na qual a procura por talentos é maior que a oferta. Isso já cria uma situação favorável ao candidato – se ele é diferenciado e tem predicados que o mercado procura, ele não vai encontrar dificuldades para negociar”, explica Valério.

As situações assim requerem jogo de cintura, explica, que devem ser contornadas com a apresentação de qualidades pelo entrevistado. Hoje, as organizações procuram nos profissionais um conjunto de características: pensamento crítico, visão abrangente, flexibilidade, facilidade para lidar com diversidade cultural, capacidade de construir relacionamentos e de lidar com a incerteza.

Treinamento
Não adianta almejar novos voos sem antes estar preparado para eles. “A entrevista é a hora do show do candidato, um momento muito especial, que ele não pode chegar sem preparo. É necessário muito ensaio”, avalia Valério.

O especialista salienta que o entrevistado deve se preparar emocionalmente, ter um discurso preparado e ensaiá-lo. A dica é ir para frente de um espelho e reproduzir um diálogo hipotético. No mais, é dormir bem um dia antes e seguir confiante.