Falta tempo

Como lidar com demandas de trabalho absurdas

Você é daqueles que, para realizar tudo o que precisa ser feito no prazo, necessita de um "volta-tempo"? Você não está sozinho

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Você é daqueles que, para realizar tudo o que precisa ser feito no prazo, necessita de um “volta-tempo”? Você não está sozinho. No entanto, não será aqui onde você aprenderá a voltar no tempo, mas saber como se organizar para realizá-las, como priorizá-las e como explicar um possível atraso em suas realizações.

Confira 6 dicas para lidar com demandas de trabalho exageradas:

1. Difícil vs irrealista
Primeiramente, é importante lembrar que demandas irrealistas não são apenas e simplesmente difíceis. Em geral, no trabalho, é necessário estar se superando a cada dia. É normal ter que sair da zona do conforto, isso é realista. Uma demanda irrealista é algo que simplesmente não pode ser realizada. Para atingir um objetivo irrealista, é necessário cobrar-se até o seu limite, fazer exceções e diminuir a qualidade do seu trabalho. Estas ações não são sustentáveis e elas podem ter um impacto negativo em você e nos outros ao seu redor.

Aprenda a investir na bolsa

2. Seja realista
Quando chega um deadline absurdo, o que normalmente fazemos é segurar a respiração e esperar pelo melhor. O que normalmente acontece é que, à medida que o prazo chega, o pânico começa a aumentar. Porém, neste ponto, as pessoas já estavam esperando de você aquela tarefa. Por isso, é melhor avisar antes: que você não tem capacidade ou tempo para realizar aquilo. Não espere até as coisas piorarem. Lembre-se: é sempre melhor prometer menos e entregar mais.

3. Explicações, não desculpas
A maior razão pela qual as pessoas esperam tarefas absurdas de você é porque elas não têm noção do seu trabalho. Por isso, é importante explicar por que aquilo é irrealizável ou por que não vai dar tempo. Lembre-se de que “explicar” é diferente de “dar uma desculpa”. Você não vai dizer que não entregou no deadline porque seu cachorro morreu. Você vai explicar com argumentos concisos o porquê do atraso.

4. Qualidade
É importante que você se foque em qualidade e não em quantidade, embora quando recebemos demandas irrealistas, tendemos a fazer o contrário. As metas absurdas encorajam métodos pouco éticos para alcançá-las, além de deixarem as pessoas mais sensíveis e estressadas. Consequentemente, elas erram mais.

5. Recursos necessários
Às vezes, não conseguimos alcançar metas porque não temos as condições necessárias para atingi-las. Ter os recursos necessários é o mínimo que o seu empregador pode lhe oferecer. Portanto, peça-os. Mais uma vez: não use isso como uma desculpa. Não fale que não pode realizar porque faltam recursos. Diga que vai realizar, mas precisa das seguintes condições.

6. Faça exceções
Entenda que é praticamente impossível se livrar de demandas irrealistas. Portanto, compreenda que, às vezes, você terá que lidar com uma. Esta é a hora de fazer exceções, como ficar horas a mais no trabalho. Não é a situação ideal, porém é assim que as coisas funcionam. O importante é que as expectativas absurdas não sejam uma constante no seu trabalho. Se forem, é melhor arranjar outro, porque, como já dito, elas fazem mal não só a você, mas a todos que lhe rodeiam.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.

PUBLICIDADE