Como lidar com as emoções no ambiente de trabalho?

Em meio a tanta pressão e diversas personalidades na empresa, alguns conflitos são inevitáveis; você sabe lidar com eles?

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio a tantos projetos a serem realizados e da diversidade de personalidades no ambiente de trabalho, fica difícil não demonstrar um pouco de desagrado com relação a determinado ponto.

No entanto, o controle destas emoções é fundamental para os negócios, já que no ambiente da empresa é preciso encontrar soluções e não mais problemas, principalmente de relacionamento.

Não mostre medo!

Um líder não pode demonstrar medo sobre um novo projeto para seu subordinado, ou então, a confiança dos demais membros da equipe no projeto irão embora e, com ela, a boa elaboração das atividades propostas.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Não mostre tremores nas mãos quando for apresentar algo para seu superior, muito menos que elas estão suadas. Não mostre que esqueceu determinada parte de uma apresentação ou um ponto da reunião. Nestes casos, beba água e aproveite para relaxar.

Lembre sempre que esta emoção somente é combatida de frente, ou seja, se você tem medo de altura, deve se familiarizar com ela.

Insegurança jamais

Faça o que deverá ser feito com um tom de segurança. A pessoa que sofre com a insegurança acaba por não saber tomar decisões nem dar ordens no ambiente de trabalho. Além disso, não consegue ser responsável por nenhuma atividade e sequer consegue realizar algo sozinha.

Continua depois da publicidade

Isto tudo é sinal de alto estima baixa. Para controlar esta emoção, basta que você enumere as vezes que acertou dentro da empresa. Comece se conhecendo e depois listando suas fraquezas e forças. Depois disso, saiba valorizar seus potenciais e utilizá-los para agir com mais coragem.

Raiva e culpa

Depois de uma determinada discussão no trabalho, ou você sente culpa por ter dito o que não devia ou raiva por ter escutado algo que não gostou? Pois saiba que guardar estes sentimentos somente o fará sentir-se pior, e ainda prejudicará suas relações com a equipe.

Estas duas emoções se combatem com uma boa conversa. Utilize a sinceridade e diga o que sentiu: raiva ou culpa pelo que fez. Se a conversa não for possível, pense no que você pode ter acertado na discussão, caso tenha sentido culpa, ou no que também pode ter errado, ao sentir raiva. Um bom pedido de desculpas é um modo de lidar e saber trabalhar estas emoções.