novos caminhos

Como ganhar dinheiro com seu hobby em 2014

É importante que você tenha apoio de alguém de confiança e que essa pessoa não só mostre seus avanços, mas também aponte o que precisa ser melhorado

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Todo o fim de ano é comum ouvir as pessoas falando que no próximo farão as coisas de formas diferentes, que querem mudar suas rotinas e até seus trabalhos, resolvendo que finalmente trabalharão com aquilo que realmente gostam. Identificou-se com essa situação? Não tem problema! Veja os 6 passos que escrevemos a seguir:

Primeiro passo: encontre o que você gosta de fazer

Claro que você deve estar pensando “É fácil falar isso, o problema é conseguir encontrar uma verdadeira paixão”. No entanto, esse é realmente o primeiro passo para atingir a felicidade profissional. Pense nos seus hobbies, ou em atividades que você exerce por prazer e, em seguida, dedique-se a criar uma forma (ou encontrar uma já existente) de ganhar dinheiro através deles. Caso você tenha mais de uma opção em mente, peça conselhos a pessoas de confiança ou faça testes vocacionais e de aptidão. Toda ajuda é válida!

PUBLICIDADE

Segundo passo: desenvolva o que você gosta de fazer

Agora que você já sabe o que gosta de fazer, é hora de transformar essa atividade em algo profissional, desenvolvendo-a com treinamentos, aperfeiçoamentos, etc. Se, por exemplo, você decidiu que sua verdadeira paixão é cozinhar, por que não buscar cursos de especialização e treinar em casa receitas novas que podem dar certo? Não basta gostar, é necessário praticar.

Terceiro passo: determine objetivos

Ok, nós já sabemos que seu objetivo é ser feliz trabalhando com o que gosta e, por que não, fazer bastante sucesso através dessa atividade. No entanto, é necessário que você estabeleça alguns objetivos pessoais, específicos para o dia, a semana, o mês, o ano… Faça um planejamento, caso contrário você poderá se perder facilmente entre tantos desejos.

Quarto passo: procure apoio

É importante que você tenha apoio de alguém de confiança e que essa pessoa não só mostre seus avanços, mas também aponte o que precisa ser melhorado e o ajude a alcançar seus objetivos, direcionando-o. Esse apoio pode ser de algum profissional da área ou de amigos que tenham um bom censo crítico e que, portanto, falarão francamente com você, sem medo de causar alguma mágoa.

PUBLICIDADE

Quinto passo: programe descansos

Quando estamos focados em atingir algum objetivo, é bastante comum que nos tornemos compulsivos por trabalhos e que deixemos um pouco de lado nossa família e amigos. Procure, porém, reservar um tempo para si e para eles, assim as chances de você surtar repentinamente – é isso que acontece quando o cérebro está sobrecarregado – diminuirão bastante.

Sexto passo: avalie o seu progresso

Após determinado tempo, de preferência pelo menos 3 meses, reveja tudo o que planejou e avalie se suas metas estão sendo alcançadas de acordo com os objetivos planejados para o período. Se elas estiverem sendo cumpridas, comemore. Caso elas não estejam, não se desespere: procure o que pode estar sendo feito da forma errada, repense o seu esforço, etc. Caso haja necessidade, refaça a lista de metas.

Sétimo passo: continue a desenvolver sua paixão, sempre

Mesmo depois de atingir seu objetivo, é importante que você não pare e continue em busca de coisas novas. Tenha sempre um novo objetivo em mente e procure aperfeiçoar o seu conhecimento sobre aquilo que ama. Assim, você nunca será passado para trás e continuará com a certeza de que o seu trabalho é o melhor de todos!

Veja mais matérias de Carreira no Universia.