Como fazer as pessoas gostarem de você, segundo psicólogos

Adultos têm dificuldades em fazer amigos  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Confiança é uma característica importante para melhorar o desempenho profissional de qualquer um. Para tê-la, é importante a sensação de que as pessoas ao redor sentem ao menos o mínimo de simpatia por você.

Fazer com que as pessoas gostem de você é importante em quase todas as situações da vida – de amizades a entrevistas de emprego, passando por relação com prestadores de serviços, por exemplo. Psicólogos consultados pelo site Business Insider revelaram alguns métodos que ajudam qualquer um a ser mais “gostável”. Confira uma seleção:

1.       Não racionalize informações

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Deixar a polidez de lado e revelar respostas às perguntas feitas por outras pessoas é positivo, de acordo com uma pesquisa feita em Harvard. No estudo, foram avaliados cenários onde as pessoas se abriam mais ou menos tanto em situações sociais como em entrevistas de emprego. Nos dois casos, as pessoas que se dispuseram a falar sobre si mesmas se saíram melhor.

2.       Revele algo pessoal

Na mesma linha, psicólogos sugerem que revelar algum fato íntimo passa uma impressão mais positiva do que falar apenas sobre amenidades em conversas com recém-conhecidos.

Continua depois da publicidade

3.       Elogie na medida certa

As pessoas tendem a associar as palavras com que alguém as descreve para definir, inconscientemente, a personalidade da pessoa que usou essas palavras. Ao mesmo tempo, é importante tomar cuidado e não exagerar: estudos mostram que a melhor forma de dar feedbacks às pessoas é mostrar primeiramente os pontos negativos, e só depois os positivos.

Tópicos relacionados

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney