Como evitar os ladrões de tempo?

Primeira atitude será organizar suas tarefas diárias, depois impedir as interrupções e aprender a ser claro. Cuidado: você pode estar sendo cúmplice!

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Você começa uma atividade e alguém o chama? Tenta conversar com um cliente e o filho liga pelo celular? Vai falar com o chefe, mas logo chega um e-mail com reclamações de alguma empresa?

Dessa maneira fica difícil realizar suas atividades, certo? Isso porque você está cercado de ladrões do tempo. Eles são fatores que interrompem suas atividades e fazem que, mesmo trabalhando por mais horas, você não consiga cumprir seus deveres. Você sabe como evitá-los?

Seja claro

Quando chegar no trabalho, para que seu dia não seja tão estressante, defina sempre suas metas e objetivos. Se perceber que não será possível, delegue, mas explique tudo com clareza.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Não seja ambíguo e sempre pergunte se a pessoa está com dúvidas, para que você não seja interrompido e para que não tenha que refazer. A mesma dica deve ser adotada quando lhe delegarem algum serviço.

Seja firme

Se suas atividades já não estão sendo realizadas em prazos corretos, para que adquirir mais? Diga não aos outros e seja firme em suas decisões. Nada de interromper o que está fazendo por causa de um telefonema que pode ser atendido em outro horário.

Para evitar interrupções, o melhor é fechar a porta de sua sala e, se alguém entrar, evite prolongar o assunto com o visitante inesperado. Se possível, atenda as pessoas de pé e ainda não deixe cadeiras para acomodação de terceiros em locais fáceis. Pode parecer deseducado, mas a intenção é respeitar seu tempo e seu limite. Você saberá, melhor do que ninguém, a quem deve dar maior ou menor atenção. Seja criterioso.

Continua depois da publicidade

Neste sentido, caso não tenha uma sala somente para você, quando estiver muito ocupado, diga para aquele colega de trabalho que adora realizar comentários sobre tudo, que precisa de concentração. Com uma boa conversa, certamente ele o entenderá.

Saiba convocar

Um dos maiores ladrões de tempo são as reuniões má organizadas. Você sabe convocar uma? Pois comece agendando com antecedência. Depois disso, chame somente as pessoas diretamente envolvidas no assunto, dizendo o que será tratado.

Determine o início e término e não deixe que ligações interrompam. A maioria dos ladrões somente roubam o tempo porque você permite que isso aconteça. Se você não barra um funcionário para que não o interrompa, se você ainda não aprendeu a se comunicar perfeitamente e se não organiza suas tarefas, pode ter certeza: pode estar sendo cúmplice dessa situação!