Aos indecisos

Como escolher uma carreira se você tem diversos interesses?

Muitos têm interesses demais para escolher apenas um ao qual se seguir. Felizmente, no entanto, escolher apenas um deles não é mais necessário

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A pergunta “o que você vai ser quando crescer?” assombra a muitos. Enquanto algumas pessoas lutam para encontrar uma área pelo qual elas sejam apaixonadas o suficiente para dedicarem o resto de suas vidas, outras lutam contra a situação oposta: têm interesses demais para escolher apenas um ao qual se dedicar.

Felizmente, no entanto, escolher apenas um interesse não é mais necessário. Qualquer carreira pode ser plural, desde que você observe suas tarefas sob o ponto de vista correto. Confira a seguir uma lista de coisas que você deve considerar sobre escolher uma carreira que aborde diversas áreas:

1. Jogue com os seus pontos fortes
Procure por uma carreira que exija de você o uso de diversas habilidades. Pense em todos os talentos que você possui, em quais você mais gosta de colocar em prática e em profissões que exijam de você o uso de mais de um desses talentos combinados. Talvez você não precise usar todos de uma vez, mas dois ou três já serão suficientes para que você não considere sua carreira entediante e cansativa.

Aprenda a investir na bolsa

2. Use um meio para explorar diversas possibilidades
Uma boa maneira de encontrar carreiras que satisfaçam mais de um dos seus interesses é avaliar todos sob o mesmo ponto de vista. Encontre uma maneira com a qual você se sinta confortável em trabalhar e passe a exercitar todos os seus interesses com essa prática. Assim você consegue identificar quais deles são praticáveis e como você pode combinar mais de dois ou três na mesma situação. Você pode, por exemplo, escrever sobre os mais diversos assuntos do seu interesse, ou ainda trabalhar com coleta de informações ou mesmo desenhando.

3. Use diversos formatos para explorar um tema ou ideia
Ao invés de usar um único meio para explorar diversos interesses você pode tentar o contrário e trabalhar uma única ideia ou tema em diversos formatos. Dessa maneira você vai encontrar os pontos principais dos seus assuntos de interesse e será mais fácil identificar quais deles são mais produtivos para o seu método de trabalho.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.