planejamento

Como escolher o destino do intercâmbio?

Se você faz parte do grupo de futuros intercambistas que ainda não sabem aonde ir, leia a seguir 6 dicas que o ajudarão a escolher o destino perfeito

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Fazer um intercâmbio é, embora empolgante, algo que exige bastante reflexão por parte do estudante, especialmente no que diz respeito à escolha do destino. Se você faz parte do grupo de futuros intercambistas que ainda não sabem aonde ir, leia a seguir 6 dicas que o ajudarão a escolher o destino perfeito:

1 – Escolha um idioma

Primeiramente, escolha o idioma que você gostaria de aperfeiçoar durante a sua viagem. Se você tem interesse em mais de um, talvez seja hora de priorizar o que lhe parece mais importante no momento. Depois disso, procure por países cuja língua nativa seja a mesma escolhida por você.

PUBLICIDADE

2 – Vantagens x Desvantagens

Após ver a lista de países possíveis, avalie quais são as vantagens e desvantagens de cada um. Muitos países possuem programas de estímulo a estudantes estrangeiros, então vale à pena pesquisar. Veja também qual destino possui características como alimentação, transporte e moradias mais baratos. Dica: em geral, cidades do interior possuem um custo de vida bem menor do que as badaladas capitais.

3 – Quais são seus objetivos?

É claro que seu principal objetivo é aperfeiçoar seu conhecimento sobre uma língua estrangeira, mas, vá mais além: o que você espera dessa viagem? Se você pretende aprender um pouco mais da cultura de uma grande capital que sempre despertou seu interesse, a ideia de ir para o interior vai por água abaixo. Reflita sobre o que você espera do seu intercâmbio, sem esquecer também de planejar quanto tempo você quer passar no país estrangeiro.

4 – Qual a especificação do idioma que você quer aprender?

Você deseja aprender o idioma em seu nível básico, avançado, nível de conversação, comercial, de negócios… São infinitas as opções, e é bom ter em mente qual é a ideal ao seu caso, assim você não desperdiçará tempo e dinheiro.

PUBLICIDADE

5 – Escolha um lugar que se enquadra à sua personalidade

Se você é uma pessoa bastante agitada, dificilmente gostará de morar numa cidade pequena, não é? Leve isso em consideração na sua escolha: saiba quem você é e quais são seus gostos e, em seguida, pesquise sobre o estilo de vida no destino almejado.

6 – Saiba quais são suas limitações

Sonhar com a viagem é maravilhoso, no entanto, mantenha os pés no chão: saiba exatamente o que você pode bancar, quanto possui em dinheiro para gastar e quanto tempo poderá dispor na empreitada. Dessa forma, dificilmente você sairá frustrado e seu intercâmbio será muito mais proveitoso.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.