Como eliminar o medo dentro das empresas?

Dentre as alternativas, professor de Stanford, Jeffrey Pfeffer, indicou o incentivo à transparência e o aprendizado com os próprios erros

SÃO PAULO – De acordo com o professor de Stanford, Jeffrey Pfeffer, existem diversos tipos de medo no ambiente de trabalho. Um deles é o de perder o emprego, que traz como consequência o fato de as pessoas “não abrirem a boca”. Dessa forma, a empresa fica estagnada, sem novas sugestões para a realização de mudanças. Além disso, existe o medo dos líderes, que acabam por restringir informações, para não acabar com seu “reinado”.

O professor de Stanford ainda disse que, como consequências do medo, estão o foco no curto prazo, e não no longo prazo; além do foco na sobrevivência individual, ao invés do bem-estar da organização como um todo.

Acabe com ele!

Confira abaixo as dicas dadas pelo professor para acabar com o medo dentro das organizações:

  • Incentive a transparência na comunicação;
  • Dê às pessoas uma segunda (e terceira) oportunidade;
  • Admita que os líderes também são falíveis;
  • Aprenda com os erros;
  • Não reprima as pessoas por tentarem coisas novas.

PUBLICIDADE

Em tempos mais difíceis, como o de crise que está sendo vivenciado, Pfeffer aconselhou explicar às pessoas o que está acontecendo e o porquê. O líder ainda tem de deixar as pessoas tomarem decisões sobre seu futuro e demonstrar compaixão e solidariedade.