Como driblar a falta de informação dentro da empresa?

Coordenador do Grupo Catho diz que profissional deve perguntar ao superior direto e saber que o que não lhe afeta não será dito

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A falta de informação é um problema dentro das empresas. Isto porque os funcionários podem se sentir perdidos sem saber dos processos e ainda serem penalizados por não terem noção das normas.

Para contornar este tipo de situação, que pode prejudicar a imagem do profissional, no entanto, ele deve saber onde buscar informações.

Primeiro com superior

Para evitar possíveis ruídos nas empresas, as famosas fofocas e conversas paralelas, os profissionais devem buscar informações com seu superior direto, segundo orientou o coordenador do Grupo Catho, Rodolfo Almeida Ohl.

“Na verdade, a melhor forma de procurar por informações é no seu próprio superior hierárquico. Esta é a forma de evitar ruídos se a empresa não se comunica de maneira clara”, disse.

A posição do RH

Já o papel do profissional de Recursos Humanos na empresa, segundo Almeida, é de disseminar informações relativas ao relacionamento interpessoal, principalmente quando a diretoria tomar decisões.

“As empresas contratam estas pessoas para que haja uma melhor relação entre a equipe”, explicou.

O que é relevante?

Ainda de acordo com o coordenador, não adianta o funcionário querer saber de tudo o que acontece no local onde trabalha, já que somente assuntos relacionados às suas atividades diárias serão passados para ele.

“Isto não significa que a empresa não é transparente. Existem muitas informações disponíveis, mas somente para quem interessa”.