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SÃO PAULO – Com a crise
financeira, torna-se evidente aos gestores a necessidade de se encontrar alternativas estratégicas para alcançar soluções viáveis e resultados a curto, médio e longo prazos. Porém, o grande dilema desses líderes é como trabalhar para conseguir esses objetivos? Será que a busca por informações estratégicas e seu processamento de forma inteligente pode ser uma boa saída?
De acordo com o Coach executivo e de equipes e diretor da UP Treinamentos & Consultoria, Carlos Cruz, há uma ferramenta usada no mercado que pode criar ações estratégicas em momentos de incerteza, permitindo conhecer os fatores favoráveis e desfavoráveis do mercado, além de situar a organização dentro do seu real contexto.
“É preciso tomar decisões com qualidade e colocar em prática as boas ideias. No entanto, tudo deve ser feito com cautela e com a estratégia adequada. Falo isso porque é muito comum encontrarmos casos de empresas com produtos e serviços inovadores, mas que acabam pecando nas estratégias de atuação frente ao mercado em que atuam”.
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SWOT
Segundo Cruz, nesses casos de desenvolvimento de estratégia eficazes em momentos de incerteza, muitas empresas utilizam uma ferramenta de análise chamada SWOT. O termo é uma sigla em inglês que representa a junção de Força (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidade (Opportunities) e Ameaças (Threats).
“A análise SWOT é um sistema simples que tem por objetivo verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A análise se divide em: ambiente interno, composto pelos itens forças e fraquezas; e externo, relacionado às oportunidades e ameaças. A partir dessa divisão, é possível estabelecer aquilo que é de responsabilidade da empresa, e o que é uma antecipação do futuro, ou seja, o que se pode traçar a respeito de possibilidades positivas ou negativas do macro ambiente econômico”.
Procedimento
Cruz ressalta que, depois de fazer o levantamento de dados, é chegada a hora de cruzar as informações, para que, dessa maneira, seja possível encontrar alternativas para a sua operação de negócios.
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“Combinando fatores externos e internos você terá a chance de saber como suas forças podem servir como impulso para aproveitar as oportunidades já existentes no mercado, ou, ainda, saber a forma de se reposicionar em relação às fraquezas, para não sofrer as conseqüências das ameaças encontradas”, revela.
Faça o seu SWOT
Cruz finaliza afirmando que SWOT pode ajudar a avaliar uma empresa, um projeto, produtos, serviços e até mesmo uma equipe. Ficou interessado em fazer uma SWOT? Basta responder as seguintes perguntas das quatro vertentes de análise:
- Pontos Fortes
1- O que você, sua empresa e equipe fazem bem?
2- Que recursos especiais você possui e pode aproveitar?
3- Quais são os seus diferenciais?
4- O que a concorrência, a equipe, os clientes e os fornecedores acham que você faz bem?
- Pontos Fracos
5- No que você precisa ficar atento?
6- O que precisa melhorar?
7- Onde deve se blindar?
8- Onde possui menos recursos que os demais?
9- Quais são suas fraquezas identificadas pelos outros?
- Ameaças
10- Que ameaças (leis, regulamentos, concorrentes) podem lhe prejudicar?
11- Qual o ponto forte do seu concorrente que pode ser uma ameaça para você?
12- Quais as estratégias e diferenciais dos seus concorrentes?
- Oportunidades
13- Quais são as oportunidades externas que você pode identificar?
14- O que seu cliente deseja e precisa que pode servir como oportunidade de negócio?
15- Como agregar valor ao seu produto e ao seu serviço?
16- Que tendências você pode aproveitar a seu favor?
Após responder essas perguntas, será possível criar planos de ações estratégicas e, consequentemente, alcançar melhores resultados.