Saiba o que dizer

Como conseguir a merecida promoção no trabalho

Especialistas garantem: o melhor é pedir; mas como pedir?

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Quando sente que merece uma promoção – seja por estar há tempos no mesmo cargo, seja por seu desempenho na empresa -, o primeiro passo a ser dado pelo funcionário é dizer, com todas as letras, que quer mudar de cargo. Mas qual a melhor forma de introduzir esse assunto?

De acordo com especialistas consultados pelo Harvard Business Review, o erro que a maioria das pessoas cometem é focar apenas no salário: o cargo sempre deve estar em pauta. Além de demonstrar, simbolicamente, estar em um nível acima dentro da organização que trabalha, o funcionário que almeja um cargo diferente também terá maior disposição para realizar o trabalho quando consegui-lo.

Para dizer a coisa certa, também é importante ter certeza dos motivos que levam o empregado à negociação de cargo. Refletir o máximo possível é essencial para saber se realmente existe merecimento e por quê. E merecimento não é tudo: liste suas prioridades na vida para entender a importância de uma mudança de cargo.  

PUBLICIDADE

Os motivos são diversos: às vezes, o escopo de trabalho já mudou, mas o cargo e o pagamento permanecem os mesmos; em outros casos, as habilidades evoluíram e a mão de obra seria melhor aproveitada em outra área, por exemplo. Caso tenha recebido uma proposta em outra companhia, também pode existir aí uma oportunidade de fazer algo que goste mais na empresa atual.

Além da reflexão interna, uma pesquisa sobre companhias da mesma indústria pode ajudar. Para essa pesquisa, é interessante analisar cargos e posições de companhias similares em ferramentas como o LinkedIn e considera-las.

Internamente à empresa – ou em uma entrevista de emprego para cargos mais altos em outros locais – é essencial escutar os superiores e recrutadores para entender os desafios da companhia e calcular como é possível superá-los. Em outras palavras, as necessidades da empresa sempre serão, para o chefe, mais importantes que as necessidades do funcionário. Ainda nesse sentido, é necessário conversar com gestores e sempre aprender mais sobre os cargos e posições.

Sabendo das necessidades da companhia, o funcionário que almeja um novo cargo estará mais preparado para argumentar a seu favor. É importante fazer a pergunta “o que faria com que meu chefe dissesse sim?”.

Caso receba um novo título sem maiores benefícios, é importante não perder a postura de gratidão e muito menos a de negociação. Mostre que a realocação realmente foi vantajosa para a empresa e deixe claro o seu valor.