ANSIEDADE

Como agir quando o recrutador oferece um emprego a você

Como agir nesse momento sem parecer ansioso ou indelicado? Confira dicas que vão ajudá-lo

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – É comum encontrar profissionais ansiosos pelo retorno do recrutador durante a busca por um emprego. Entretanto, a situação pode se dar da maneira inversa: você está feliz no seu emprego e inesperadamente recebe a ligação de um recrutador com uma oferta de emprego. Como agir nesse momento sem parecer ansioso ou indelicado? Confira dicas que vão ajudá-lo a se portar quando o recrutador liga para oferecer um emprego:

1. Seja claro e profissional. Se um recrutador liga enquanto você está no seu ambiente de trabalho, seja profissional e cortês. Esse não é um bom momento para falar, então se desculpe e pergunte educadamente se vocês podem voltar a se falar em outro momento, no seu horário de almoço, por exemplo.

Quando vocês estiverem conversando, escute o que o recrutador tem a dizer e tome notas, para que após o discurso dele você possa tirar possíveis dúvidas. Jamais interrompa enquanto ele estiver falando. Quando ele terminar, fale sobre os seus questionamentos de maneira clara, sem deixar margem para interpretações dúbias.

PUBLICIDADE

2. Mantenha a mente aberta. Talvez você esteja satisfeito com o emprego que tem no momento, mas não recuse a oportunidade antes de conhecer melhor os detalhes. Mesmo que você acabe recusando o emprego agora, mostrar disponibilidade vai fazer com que o recrutador considere você novamente quando outras posições estiverem abertas.

3. Responda prontamente e da maneira correta. Caso um recrutador entre em contato com você via e-mail para discutir um cargo, responda prontamente, mesmo que seja apenas para confirmar o recebimento do contato. Você pode responder melhor depois, quando for mais adequado. Esteja certo de que você está mantendo contato pela sua conta pessoal.

É importante utilizar uma linguagem formal e educada, uma vez que o recrutador pode ser o seu próximo chefe. Lembre-se: esta não é uma situação casual, você precisa soar profissional para mostrar que foi uma boa escolha.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.