Comissão deve analisar PL que inclui período de estágio na conta para aposentadoria

CCJ do Senado deve votar medida ainda nesta quarta (17). Ideia é constitucionalizar medida que já consta em legislação

Camila F. de Mendonça

Publicidade

SÃO PAULO – O período de estágio e de estudos custeados por bolsas pode entrar na conta para obter a aposentadoria e outros benefícios previdenciários. Isso porque a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania do Senado deve analisar, ainda nesta quarta-feira (17), projeto que prevê a inclusão desse período na contagem de tempo para concessão dos benefícios.

Hoje, estagiários e bolsistas podem incluir o tempo de trabalho na contagem para obter o benefício. Para isso, porém, devem contribuir para a Previdência como segurados facultativos. A PEC 16/04 (Proposta de Emenda Constitucional), de autoria do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), pretende constitucionalizar esse direito.

Para o parlamentar, o futuro do sistema previdenciário é incerto, por conta das reformas a serem feitas. Zambiasi teme que tais mudanças possam levar a retrocessos com relação ao direito hoje assegurado.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Constitucionalização
“Na situação atual, nada impede que uma medida provisória ou um projeto de lei qualquer venha a tornar letra morta esse direito, em nome da redução do déficit previdenciário”, afirmou, de acordo com a Agência Senado, o relator da medida na comissão, senador Alvaro Dias (PSDB-PR).

O parlamentar já recomendou seu voto pela aprovação da medida. Para ele, se o direito estiver na Constituição, qualquer tentativa de alterá-lo exigirá quórum qualificado – o que assegura, de certo modo, esse direito a estagiários e bolsistas.

A PEC seguirá para votação em dois turnos pelo Plenário do Senado, após análise da Comissão.