Cometer erro no trabalho é o maior medo entre os profissionais

Ter de lidar com clientes difíceis, conflitos com o gerente e falar em público são outros medos que atormentam esses profissionais

Luiza Belloni Veronesi

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SÃO PAULO – Esqueça os chefes assustadores ou colegas de trabalho problemáticos. Uma pesquisa da Accountemps, publicada no site Business News Daily, revela que o maior medo dos profissionais é cometer um erro no ambiente de trabalho.

Cerca de 30% dos trabalhadores afirmaram que se sentem inseguros com possíveis erros em suas atividades cotidianas. Para o presidente da Accountemps, Max Messmer, o medo do fracasso persegue muitos profissionais, mas eles também estimulam seu melhor desempenho. No entanto, ele adverte que esse medo deixa de ser natural e vira um problema quando começa a afetar a confiança do profissional.

O estudo também mostra que ter de lidar com clientes difíceis, conflitos com o gerente, falar em público e se desentender com os colegas de trabalho são outros medos que assombram os entrevistados. Apenas 3% deles afirmaram não ter nenhum medo no ambiente de trabalho.

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Dicas
Ter medo também implica lidar com situações difíceis. Com isso, a Accountemps elaborou algumas dicas para saber lidar com algumas dificuldades comuns no ambiente de trabalho, confira:

Planeje sua rotina: fazer uma lista de suas atividades pendentes e prazos não acalmará ninguém, muito pelo contrário. Observar 20 páginas de itens não concluídos só te deixará mais ansioso e inseguro. Para melhorar essa lista, reorganize suas atividades de acordo com suas prioridades e responsabilidades.

Tire suas dúvidas: ao se deparar com um projeto desafiador ou novas responsabilidades, verifique com seu gestor (ou quem delegou essas atividades) o que é esperado de você. Tire todas suas dúvidas e peça ajuda se sentir alguma necessidade. Faça uma estratégia para superar suas limitações.

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Peça ajuda a um amigo: não se limite a recorrer apenas ao gestor sobre dificuldades no trabalho. Peça a opinião de algum amigo ou confidente sobre problemas que você considera insolucionáveis.

Saiba agradecer: não importa se você é o ajudante ou quem recebe ajuda em alguma atividade, um sincero agradecimento pode construir um bom networking futuramente.

Seja proativo: ajude algum colega que esteja sobrecarregado. Os papéis poderão se inverter posteriormente.

Metodologia
A pesquisa foi realizada com mais de 420 profissionais (com idade superior a 18 anos) que trabalhavam em empresas nos Estados Unidos.