Lojas

Comércio do RJ deve contratar cinco mil temporários para Dia das Mães

Das empresas consultadas, 62% pretendem contratar para esse período e 29% pretendem efetivar os temporários

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – O comércio lojista do Rio de Janeiro deve contratar cerca de cinco mil trabalhadores temporários para o Dia das Mães. É o que estima uma pesquisa realizada pelo CDL-Rio (Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro) e divulgada nesta sexta-feira (5).

“A estimativa reflete a expectativa positiva que o Dia das Mães desperta no consumidor. É a data comemorativa mais importante para o comércio depois do Natal”, diz o presidente da entidade, Aldo Gonçalves.

Ele acrescenta que o otimismo pode ser explicado pelo fato de o mercado de trabalho ter se mantido bastante dinâmico. Segundo a pesquisa mensal de emprego, do IBGE, a taxa de desemprego na cidade do Rio de Janeiro, no ano passado, foi de 4,8% contra um percentual de 5,5% nas principais metrópoles brasileiras.

PUBLICIDADE

A pesquisa revelou ainda que das empresas consultadas, 62% pretendem contratar para esse período e 29% pretendem efetivar os temporários. Entre os candidatos, mais de 60% buscam o primeiro emprego; a faixa etária predominante é de 18 a 25 anos; 60% são do sexo feminino e 46% tem o segundo grau completo. Ainda de acordo com a pesquisa, 76% das empresas não exigem experiência dos temporários e 56% responderam que darão treinamento aos contratados. A maioria das vagas disponíveis é para vendedores, demonstradores e repositores de estoque.

Vendas
Além disso, mais de 75% das empresas consultadas consideram que neste ano as vendas no Dia das Mães serão iguais as do ano passado, que registraram vendas de mais 9,7%. As lojas das zonas sul e norte foram as que mais se destacaram, com os maiores percentuais de empresas interessadas em contratar temporários, seguidas da zona oeste e centro.