Comercial origina maior parte dos principais executivos de uma empresa

Segundo pesquisa, 34,8% dos executivos que presidem empresas no Brasil são originários da área comercial

SÃO PAULO – Qual o seu objetivo de carreira? Ser o número um da empresa na qual trabalha? Se respondeu que sim, saiba que se você atua na área comercial as suas chances são maiores.

Isso porque, segundo pesquisa realizada pela Ricardo Xavier Recursos Humanos, dos executivos que presidem empresas no Brasil, a maior parte, 34,8%, são originários da área comercial. A explicação está no fato destes profissionais focarem nos resultados e entenderem o peso do planejamento estratégico para alcançar as metas estabelecidas.

“Os profissionais da área comercial, além de estarem acostumados a trabalhar sob pressão – característica essencial para o principal decisor da empresa -, ainda têm a vantagem de poder gerar resultados por meio do networking desenvolvido com os clientes ao longo da carreira”, explica o presidente da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Hélio Terra.

PUBLICIDADE

O estudo ouviu 319 executivos que presidem empresas de segmentos variados no Brasil

Outras áreas
No geral, aponta o levantamento, cada vez mais, o entendimento do negócio e do mercado é levado em consideração na hora de se ocupar uma posição estratégica nas empresas.

Além dos profissionais da área comercial, os de finanças também costumam ocupar o posto máximo das companhias. Neste caso, diz Terra, a relevância se dá “porque é ele quem tem a missão de promover o equilíbrio entre as diversas áreas, administrando o recurso mais escasso, que é o dinheiro”.

Abaixo, as principais áreas de origem de atuação dos executivos mais importantes das empresas:

Áreas de origem de principais executivos das empresas
ÁreaPercentual
Comercial34,8%
Finanças

19,1%

Industrial13,2%
Engenharia12,5%
Administrativa6%
Marketing3,8%
Logística/ Operação/ Suprimentos3,4%
Tecnologiada Infomração2,5%
Saúde2,2%
Recursos Humanos1,3%
Qualidade0,9%
Comunicação0,3%
Fonte: Ricardo Xavier Recursos Humanos