Com retração de 14,6% até abril, indústria gaúcha tem maior queda em 17 anos

"Boa parte dos resultados negativos vividos atualmente são resíduos do pior momento da crise", diz Fiergs

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A indústria gaúcha intensificou sua trajetória de retração dos últimos meses e registrou queda de 14,6% no primeiro quadrimestre de 2009 ante igual período de 2008. Trata-se do maior recuo já registrado em 17 anos da pesquisa.

No período da análise – entre janeiro e abril -, todas as variáveis analisadas obtiveram retração significativa, mas as referentes à atividade produtiva foram as mais afetadas: faturamento (-17%), compras (-31,5%), horas trabalhadas na produção (-13,3%) e utilização da capacidade instalada (-9,7%).

Setores

Com relação às 17 atividades industriais analisadas, no mesmo período, 16 delas tiveram queda. As maiores perdas foram em Metalurgia Básica (-26,3%), Fumo (-25,5%), Produtos de Metal (-25,9%), Químicos (-22,4%), Máquinas e Equipamentos (-21,8%), Couros e Calçados (-8,1%) e Alimentos e Bebidas (-7,1%). Apenas a área Têxtil obteve elevação de 1,4%.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Boa parte dos resultados negativos vividos atualmente são resíduos do pior momento da crise. Nesse cenário, as empresas exportadoras são as mais afetadas”, afirma o presidente da Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), Paulo Tigre, que destacou que a atividade exportadora retrocedeu 22,6% no período.

Quando analisado apenas o mês de abril, a atividade industrial desacelerou 15,5% contra o mesmo período de 2008. A utilização da capacidade instalada alcançou 78,1%, o que denota uma perda de 10,8%. Em relação a março, o IDI-RS retrocedeu 1,2%.

Perspectiva

“O recuo das compras e da utilização da capacidade instalada indicam a continuidade do baixo nível de produção industrial e o adiamento de investimentos no início do segundo semestre”, avalia o presidente da Fiergs, segundo o qual o faturamento de 70% das indústrias desabou.

Continua depois da publicidade

A desaceleração na indústria também atingiu o mercado de trabalho: a massa salarial e o emprego caíram 6,7% e 4,9%, respectivamente.

Os números apontam para uma redução de 32 mil pessoas empregadas na indústria gaúcha no acumulado do ano. Os segmentos que mais fecharam vagas, no período da análise, foram Fumo (-26,9%), Metalurgia Básica (11,7%), Couro e Calçados (-10,9%) e Máquinas e Equipamentos (-9,7%).

“A diminuição da massa de salários deve impactar diretamente na circulação de renda nas cidades mais industrializadas”, salienta Tigre.