Com que roupa eu vou? Veja como se vestir para o trabalho durante o Verão

Segundo especialista, antes de decidir se é melhor vestido longo ou curto, é preciso observar o código de vestuário da empresa

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Desde o início do Verão, os brasileiros têm enfrentado altas temperaturas. O tempo quente, além do tradicional desconforto para dormir, traz mais um problema à tona: como se vestir para o trabalho e não morrer de calor?

De acordo com a consultora e especialista em etiqueta profissional, Rosana Fa, antes de decidir se é melhor vestido longo ou curto, é preciso observar o código de vestuário da empresa na qual se trabalha.

Por exemplo, se a empresa é informal, não há problemas no uso de vestidos longos ou bermudas de alfaiataria. Por outro lado, uma empresa mais conservadora pede um vestido curto, com comprimento quatro dedos acima do meio do joelho.

Aprenda a investir na bolsa

No caso dos homens, a camisa de colarinho com manga curta e a camisa tipo esporte são liberadas para quem trabalha em ambientes mais informais. Entretanto, em uma companhia formal, somente a camisa de manga comprida, com as mangas dobradas em, no máximo, duas dobras.

O que não utilizar?
Independentemente da empresa ser formal ou informal, Rosana alerta que há peças do vestuário, especialmente para mulheres, que devem ser riscadas do ambiente de trabalho.

“O que é proibido é proibido em qualquer empresa, não importa se ela é formal ou não. É preciso bom senso na hora de se vestir para o trabalho”, diz.

Dentre as peças proibidas no ambiente profissional estão: blusas decotadas, transparências, regatas, tomara que caia, além de peças muito curtas ou que deixem a barriga de fora.

Além disso, explica a consultora, sandálias do tipo rasteiras são extremamente inadequadas.