Com medo da gripe A, empresas investem em programas de saúde

Empresas promovem vacinação de funcionários, mas imunização não protege contra a nova gripe, destaca infectologista

Flávia Furlan Nunes

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SÃO PAULO – A chegada do inverno de 2009 e a atenção mundial para a gripe A (H1N1) fizeram aumentar as campanhas de promoção de saúde nas empresas, que querem proteger seus profissionais de doenças que possam provocar faltas e queda na produtividade.

Dados dO Fleury Medicina e Saúde apontam para um aumento de 42% no total de vacinas contra gripes aplicadas no inverno de 2009, na comparação com o mesmo período do ano passado. O número de empresas atendidas também aumentou, em 25%, na comparação com 2008.

“Em 2008, as campanhas foram realizadas somente nos meses de maio e junho. Já neste ano, as campanhas têm sido realizadas ininterruptamente desde março, inclusive no mês atual [agosto]“, disse a gerente de Gestão de Saúde do Fleury, Débora Stiebler.

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O infectologista dO Fleury, Celso Granato, disse que o número maior de empresas que oferecem vacina de gripe aos profissionais está relacionado com uma maior conscientização para a doença. “A população está percebendo a importância de se proteger dos três tipos de vírus influenza sazonais contemplados pela vacina”

Eficiência da vacina

Mas quem pensa que tomar a vacina já é determinante para não pegar a nova gripe está enganado. De acordo com o infectologista do Fleury, a vacina não oferece imunidade para todas as gripes, nem para a do tipo A, mas reduz risco de contágio dos vírus mais comuns. Isso ajuda a evitar a disseminação no trabalho e em outros ambientes.

Por isso, o melhor a fazer é seguir as orientações das autoridades do país. Confira abaixo o que indica o Inbravisa (Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária) para a população:

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