Com crescimento do bônus de verão, mais japoneses devem viajar nestas férias

Japoneses devem aumentar gastos com lazer diante do segundo aumento consecutivo nos valores dos bônus de verão

SÃO PAULO – Mais japoneses devem sair de férias nesta temporada graças ao aumento dos bônus de verão, informam os agentes de viagem. As companhias do setor esperam crescimento de 1,3% nas viagens domésticas e de 0,4% em viagens internacionais, no que sugere uma melhoria das condições financeiras da população.

Na visão do economista sênior do instituto Dai-ichi Life Research, Toshihiro Nagahama, ao que tudo indica, a recuperação do lucro das empresas está chegando aos lares do Japão.

Avanço pelo segundo ano consecutivo
A Federação das Empresas Japonesas divulgou um relatório recentemente apontando que o valor médio dos bônus pagos cresceu 3,63% em comparação com o valor pago na mesma época de 2004, chegando a 859.097 mil ienes.

PUBLICIDADE

Também aumentaram os gastos previstos para as férias. Os trabalhadores de Tóquio, que gastaram 95 mil ienes no ano passado, devem gastar em média 102 mil ienes nestas férias. Além disso, uma pesquisa realizada em julho constatou que o número de dias em recesso neste verão também deve aumentar. O planejamento médio é de sete dias, um a mais que em 2004.

Indicadores econômicos positivos
O aumento do bônus e consequentemente o maior gasto com lazer é um bom sinal de recuperação para a economia japonesa, visto que o aumento da renda do funcionário estimula o consumo, que por sua vez responde por metade do crescimento do PIB do Japão.

Na visão de Nagahama, no período entre julho e setembro deste ano, o crescimento dos gastos domésticos, de transporte e lazer deve aumentar em 200 bilhões de ienes o PIB do Japão.