AO VIVO Radar InfoMoney: Como discursos de Bolsonaro e Trump na Assembleia Geral da ONU impactaram as bolsas? Assista ao programa desta terça

Radar InfoMoney: Como discursos de Bolsonaro e Trump na Assembleia Geral da ONU impactaram as bolsas? Assista ao programa desta terça

Colega, chefe e cliente: como lidar com pessoas agressivas?

"Tem que desarmar a pessoa, porque ela sempre espera que o outro seja agressivo. Então, seja sensível", indica consultor

SÃO PAULO – Imagine que você chegou no trabalho, todo contente e disposto. Começou a fazer suas atividades e teve uma dúvida. Então, foi pedir ajuda a um colega e ele respondeu curto e grosso que ‘não’. Na hora, você pensa em retrucar, discutir com ele, mas fica em dúvida: o que fazer diante de pessoas agressivas como esta?

De acordo com o consultor de Carreira do Grupo Catho, Renato Waberski, quando um colega de trabalho é extremamente agressivo, ele orienta a quem percebeu a atitude que ‘dê um toque’. Isso porque ele pode prejudicar o ambiente de trabalho. “A pessoa agressiva tem necessidade de dominar os outros. Ela pode passar por cima de uma pessoa para chegar a seu objetivo”.

Agora, o mais importante é: nada de retrucar. “Tem que desarmar a pessoa, porque ela sempre espera que o outro seja agressivo. Então, seja sensível, delicado. No final da conversa, você surpreende o agressor”, afirmou o consultor, que ainda disse que muitas vezes a agressividade é apenas uma forma de desabafo.

E quando é um chefe?

PUBLICIDADE

Agora imagine que você errou no trabalho e, com a maior humildade, foi até o seu chefe comunicá-lo. A situação já é constrangedora e, como se não bastasse, ele ainda o trata de maneira agressiva. Desta forma, você se sente pior, com a auto-estima completamente abalada.

Nem é necessário dizer as consequências de ter um chefe agressivo: você pode não se desenvolver, por medo de errar. Além disso, de acordo com Waberski, o funcionário acaba por perder a confiança no líder que age desta maneira, o que prejudica a produtividade de toda uma equipe.

Como responder não é o melhor caminho, e a crítica para uma pessoa como esta, já num posto de liderança, pode não ser muito bem-vinda, a dica neste caso é tentar uma conversa, mas em grupo. “Se for só você, ele pode pensar que o problema é particular”. Isso significa que o mais indicado é chamar a equipe para ter uma conversa em conjunto.

Cliente-problema

Em relação aos clientes, o consultor indica o seguinte: o profissional sempre tem que respeitar, ouvir e motivar. Não discuta com ele, afinal, o seu trabalho depende dele. Se o cliente for agressivo, serve a dica do “desarme-o com delicadeza” e, principalmente, dê soluções para seu problema!