Colaborador: 2007 terá mais vagas de emprego e reajuste salarial, dizem empresas

Segundo pesquisa, 69% das empresas esperam ampliação do quadro de funcionários e 55%, reajuste salarial acima da inflação

SÃO PAULO – As pessoas desempregadas que pretendem entrar no mercado de trabalho devem ficar bem atentas este ano. Isso porque os empresários brasileiros pretendem aumentar o quadro de funcionários em 2007.

Além disso, eles prevêem aumento da renda destes trabalhadores, com reajustes salariais. Os dados fazem parte do “Panorama Empresarial 2007“, divulgado pela consultoria Deloitte, na quarta-feira (28).

Mais vagas no mercado

De acordo com a pesquisa, entre os 372 empresários de companhias cuja receita líquida somada totaliza R$ 203 bilhões (cerca de 9,7% do PIB), 69% planejam a ampliação do quadro de funcionários.

PUBLICIDADE

As empresas que pretendem chegar ao final deste ano com um menor número de funcionários contabilizam 9%, enquanto o restante pretende manter o mesmo número de colaboradores em atividade.

Reajustes dos salários

A aplicação de reajustes salarial será feita por 55% das empresas entrevistadas, montante inferior à previsão dos empresários no início do ano passado, quando contabilizavam 62%. Já as companhias que pretendem aumentar os salários abaixo da inflação neste ano são 3% das ouvidas no Panorama.

Com relação à remuneração, existe a possibilidade de uma variação, com benefícios como participação nos resultados (77% das empresas da amostra nacional) e prêmios ou bônus (72%).