Em carreira / coaching

Elimine 5 hábitos e torne-se um mestre da produtividade

Elimine 5 hábitos de desperdício de tempo

trabalho no computador
(Shutterstock)

SÃO PAULO - A quantidade de horas que temos disponíveis todos os dias é limitada, o que torna uma tarefa difícil colocar todas obrigações profissionais e a vida familiar nesse curto espaço de tempo. Por isso é importante a capacidade de eliminar hábitos que nos fazem desperdiçar esse recurso escasso.

O portal Entrepeneur criou uma lista com cinco hábitos que prejudicam a sua produtividade no trabalho e como se livrar deles.

1. Tentar fazer tudo sozinho
Você tem que aprender a delegar, se você deseja ser cada vez mais produtivo. Você acha que pode lidar com tudo, mas conforme as tarefas e responsabilidades vão se empilhando o peso em seus ombros se torna insuportável e tudo desmorona.

Jonathan Long, fundador e CEO da Market Domination Media afirma que uma das melhores coisas que fez na sua empresa foi admitir que havia algumas coisas que ele não era o melhor. Delegar tarefas a outras pessoas que podem fazê-las de forma mais eficiente traz resultados significativos. "Você não pode fazer tudo sozinho, e quanto mais cedo você perceber isso, melhor será para você".

2. Dizer sim a tudo
Uma das coisas mais difíceis de fazer é dizer não. E leva tempo aprender que é fisicamente impossível tentar acomodar todos os pedidos que são apresentados a você. Este hábito está ligado ao item anterior, sobre tentar fazer tudo sozinho. Para não decepcionar ninguém, você tenta atender todos os pedidos. Aprenda a negar oportunidades e pedidos que não beneficiam a sua empresa e marca.

Aprenda a valorizar o seu tempo. Nas primeiras vezes você irá se sentir desconfortável, mas isso se torna muito mais fácil quando você perceber que eliminar solicitações sugadores de tempo, melhoram sua produtividade.

3. Esperar pela perfeição
Perfeição não existe. Quando alguém se pendura em uma tarefa por muito tempo, ela acredita que está tentando aperfeiçoá-la antes de passar para a próxima. Mas ela pode estar apenas procrastinando.

É importante que você entenda que a perfeição é um como unicórnio. Imagine se empresas como Airbnb e Uber esperassem que todos os componentes do negócio estivessem aperfeiçoados antes de expandir. Eles ainda estariam sentados ali perdendo tempo, coçando a cabeça, esperando por algo que nunca vai acontecer. Olhe o quão rápido ambas as empresas têm crescido porque eles são extremamente produtivos.

4. Permitir que distrações interrompam seu dia
Distrações só irão interromper o seu dia, se você os deixar. Você tem que criar um ambiente de trabalho que lhe proporciona algum tempo livre de distrações, permitindo-lhe ficar 100 por cento focado. Aqui estão algumas dicas para eliminar algumas distrações:

Não responder textos pessoais: Quando estiver trabalhando não responda a textos pessoais. É um desperdício de tempo, mas também diz a outra pessoa que o seu tempo de trabalho não é valioso. Só porque alguém está entediado em sua mesa ou em um dia de folga, isso não significa que você tem que entretê-lo. Quando você ignorar textos durante o trabalho e começar a respondê-los à noite, quando estiver pronto, irá notar que essas interrupções irão diminuir significativamente.

Modo avião: Quando estiver em algo extremamente importante que exige foco total. Mude seu telefone para o modo avião. Silenciar o celular não é suficiente porque você ainda pode ver as notificações e você vai acabar verificando e-mails e mensagens. O modo avião impede isso e permite concentrar-se totalmente.

Agendar horários em seu calendário: Quando você cria este hábito, você sabe, sem sombra de dúvida que tem um período de tempo sem reuniões, teleconferências ou distrações. Este vai se tornar rapidamente o período mais produtivo do seu dia.

5. Atualizar constantemente sua caixa de e-mail
Se você está constantemente atualizando sua caixa de entrada, você está desperdiçando um tempo valioso. E isso pode tornar-se um hábito viciante. “Eu sofria desse mal, e tive de criar um sistema para verificar e responder a e-mails que não acabasse com a minha produtividade”, escreve Jonathan Long.

Leia seus e-mails em horários fixos a cada dia e faça uma seleção. Essa triagem elimina muito tempo perdido, lixos eletrônicos, pedidos e spam não solicitados.

Assim quando você começar a responder, saberá que tudo ali é importante e requer a sua atenção. É um hábito que não é fácil de criar, mas uma vez que você desenvolve um sistema que funciona para você, o tempo economizado será muito perceptível.

 

Contato