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5 razões que estão te impedindo de ser promovido

Cumprir todas funções e até mesmo superar suas metas pode não ser suficiente

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(Andrea Coma/Reuters)

SÃO PAULO - Provavelmente você já foi preterido para uma promoção que sentiu que merecia?

Alcançar ou até mesmo superar suas metas de desempenho pode não ser suficiente para subir mais um degrau na escada corporativa, considerando que muitas empresas têm critérios adicionais, subjetivos para as promoções.

O portal Business Insider criou uma lista com cinco razões que podem estar atrapalhando o seu avanço, confira:

1. Você está confiando muito em suas habilidades técnicas

É ótimo ser reconhecido como o melhor programador da sua equipe, ou ter uma reputação de ser eficiente na realização de seus projetos. Mas infelizmente aqueles que não conseguem enxergar além da meta estabelecida são muitas vezes deixado de lado nas promoções.

"Grandes habilidades tecnológicas e cumprir suas obrigações irá ajudá-lo a manter o seu emprego, mas isso não é um diferencial", explicou Alan Bronowicz, líder em negócios globais e vice-presidente da Thomson Reuters. "Você pode ser visto como alguém que não pode analisar problemas ou criar valor para os clientes e usuários, porque mantem sua cabeça baixa quando deveria estar colaborando e propondo ideias."

Procure oportunidades para interagir com clientes e colegas mostrando sua disponibilidade para se deslocar de colaborador individual a líder da equipe ou outros cargos de nível mais alto. Demonstre sua capacidade de se mover além do pensamento linear para o pensamento conceitual, avaliando os problemas e ideias em um nível diferente.

2. Ajude seu chefe ter sucesso

"Se você não está sendo visto como alguém que pode ajudar o seu chefe e sua organização a cumprir objetivos, tais como ser mais estratégico ou ultrapassando concorrentes, então você não vai ser promovido", explica Anita Bruzzese, especialista em ambiente de trabalho e carreira, e colaboradora do blog Fast Track.

Demonstre alinhamento com a missão, visão e objetivos atuais demonstrando isso ao seu chefe e outros executivos. Aplique suas habilidades e esforços de maneiras que afirmem a sua capacidade e vontade de ajudar o seu chefe a alcançar seus objetivos pessoais, profissionais e financeiros.

3. Você não é sociável

Ir para o trabalho usando casaco ou chinelos poder ajudar no vínculo com seus pares, mas vestir-se casualmente pode trazer uma má impressão sobre os clientes ou entre os executivos da sua empresa.

Para ser promovido, você precisa ser visto como alguém que pode associar-se com membros da diretoria e investidores, comunicar de forma eficaz com pessoas não-técnicas, e prosperar em ambientes sociais. Enquanto você não tem que usar um terno todos os dias, vista-se para o trabalho que você quer, e não o trabalho que você tem. E certifique-se de projetar uma conduta profissional ao interagir com clientes e executivos.

4. Sua atitude está segurando você

Você rotula-se como um pragmático que evita erros, adotando uma abordagem contrária às ideias e soluções impraticáveis. Mas isso pode fazer com que seja visto como alguém pessimista que pode ser difícil de lidar.

Você não precisa ser hipócrita ou saltar em cada onda que passa, uma atitude positiva basta para atingir o seu pleno potencial. Flexibilidade, comprometimento e fazer cinco comentários positivos a cada comentário negativo podem alterar sua imagem.

5. Você está preso em sua zona de conforto

Se você está esperando por um novo título formal para começar a agir como um gerente, você nunca vai ser promovido. Expanda seus horizontes e aproveite as oportunidades para mostrar que você está pronto para o próximo nível.

Bronowicz acredita que a criação de pontos de conexão para o próximo papel o ajudou a avançar em toda a sua carreira na Thomson Reuters. Por exemplo, ele ganhou a gestão financeira e tomada de decisão, voluntariando-se para trabalhar no orçamento, tornando-o elegível para cargos de gestão de alto nível. Ele acredita que abordando projetos paralelos que não estão na sua descrição de trabalho é o melhor que você pode fazer para avançar em sua carreira.

"Isso mostra a vontade e desejo de aprender e crescer", acrescentou. "Mas talvez o mais importante, mostra a equipe executiva o que eles vão conseguir se decidirem promovê-lo."

 

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